Vale tenta impedir na justiça, mas sepultamento de cacique é realizado em Brumadinho

Publicado em

 

A juíza Geneviève Grossi Orsi, da 8ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, aprovou o pedido da Mineradora Vale para evitar que o cacique morto Merong Kamakã fosse enterrado no terreno onde morava. Entretanto, contrariando a decisão judicial, o líder indígena acabou sendo sepultado em Brumadinho, segundo apuração do Jornal O Tempo.

A Superintendência da Polícia Federal de Minas Gerais, disse que a medida “prejudicava o planejamento operacional adequado, uma vez que não foi possível dimensionar sequer a quantidade de indígenas que poderiam estar presentes no evento”.

Além disso, foi pontuado que “o cumprimento da medida poderia ocasionar graves conflitos, uma vez que se trata de um líder indígena cuja morte gerou uma grande comoção na comunidade indígena, tendo repercutido, inclusive, nos principais veículos nacionais de comunicação”.

O cacique foi encontrado morto na segunda-feira (4). Nos registros policiais, o caso foi registrado como suicídio, mas devido à suspeita, o crime não foi encerrado e uma investigação foi instaurada.

Cacique morto lutava por Brumadinho

O cacique morto morava em uma aldeia de Brumadinho e liderava ações de recuperação de terras no vale do Córrego de Areias quando foi encontrado morto. As terras foram discutidas em processos na Justiça Distrital Federal da Sexta Comarca, com a mineradora buscando a recuperação dos espaços.

A empresa pediu proteção à Justiça para evitar que o cacique fosse enterrado nos terrenos discutidos no processo. O objetivo do sepultamento, ou no jargão aborígine, “semear e plantar”, acontecerá nesta quarta-feira (06), na Areia de Brumadinho.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios