Atualizado às 15h55
O Centro Universitário Funcesi (Unifuncesi) formalizou na manhã desta sexta-feira, 2 de junho, um convênio para o curso de Medicina ofertando 66 vagas em Itabira. O evento foi realizado no auditório da instituição de ensino e contou com a presença de lideranças do poder público e entidades civis da região. Na cerimônia foi assinado o repasse de R$ 8,8 milhões em parceria envolvendo a universidade e a Vale. Os recursos serão aplicados no Laboratório de Habilidades e Simulação Realísticas.
A autorização do Ministério da Educação (MEC) para o curso havia sido publicada no último dia 23 de maio, no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a reitora da UniFuncesi, Flávia Pantuza, a inauguração do curso é a concretização de um projeto que vinha sendo amadurecido há vários anos.
“Nossa proposta é oferecer um curso de Medicina com o diferencial da qualidade, da excelência, para que a gente possa contribuir com a formação de mão de obra de médicos para as diversas instituições de saúde. Vale lembrar a importância desses médicos para atenção primária, nos PSFs, na rede pública não só do município, mas de toda a região”, explica a reitora, Flávia Pantuza.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, considera a faculdade de Medicina algo histórico, fundamental para o futuro da cidade: “Não é só uma faculdade de Medicina, representa a volta de Itabira como cidade educadora, desde a educação básica de alta qualidade, que é um resgate que está sendo feito. Mais do que isso, a Unifuncesi precisava sair da letargia que estava vivendo, precisava se encontrar com seu projeto de desenvolvimento, de qualificação, assim como a Unifei está fazendo. Ela ajuda a criar um polo universitário, a consolidar o polo médico. É uma grande alternativa de diversificação econômica do município”.
Já o prefeito da vizinha João Monlevade, o médico Laércio Ribeiro, destacou o lançamento do curso como conquista regional. Ele também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi). “Já conhecia há algum tempo o local onde vai funcionar a escola e fiquei maravilhado com o investimento que foi feito. É muito importante para João Monlevade e região, porque vai trazer novos profissionais e propiciar que os nossos melhorem cientificamente. Uma escola também traz a valorização dos que já estão”, opina o prefeito.
O diretor de Gestão de Territórios da Vale, Luiz Henrique Medeiros, enfatizou a importância do curso para a diversificação econômica da cidade, estabelecendo Itabira como polo educacional. “Estamos trabalhando com saúde, educação e geração de renda. Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui hoje ajudando a viabilizar essa parceria. O curso foi muito bem planejado e está bem estruturado pela Unifuncesi. Temos certeza que será um grande sucesso para Itabira e toda região”.
Também presente ao evento, o vereador Rodrigo Diguerê manifestou a expectativa de que o novo curso melhore o atendimento à grande demanda regional na Saúde. “Hoje é um dia histórico, muito especial. Estamos o tempo todo cara a cara com o povo, sendo cobrados, e sabemos que o curso de Medicina vai contribuir muito com o sistema de saúde do nosso município, que recebe pessoas de toda a região, para que elas tenham um atendimento mais digno ainda”.
Informações sobre inscrições para o curso de Medicina em Itabira no site da Unifuncesi.