A mineradora Samarco foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo no prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. A premiação é promovida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pelo portal UOL. A empresa foi a 1ª colocada como a “Mais Incrível em Liderança” e também ocupou a 1ª posição como a “Mais Incrível no Setor Mineração, Metalurgia e Siderurgia”.
O Prêmio FIA reconhece as empresas com melhores práticas de gestão de pessoas do país e é realizado com base em uma metodologia exclusiva para avaliar o ambiente de trabalho e a satisfação de trabalhadores. Com o resultado, divulgado na sexta-feira (6), no ranking geral, a Samarco subiu de 15º para 10º lugar e no ranking das empresas de grande porte, subiu de 4º para 3º lugar.
“Estamos em uma jornada de transformações. Além do reconhecimento, esse resultado mostra que estamos no caminho certo com as práticas que propomos. Garantir um ambiente saudável para os empregados e empregadas faz parte de uma mineração diferente, que buscamos diariamente. Nesse sentido, também mantemos o propósito de compartilhar valor e promover o desenvolvimento dos territórios onde a empresa atua”, destacou o presidente Rodrigo Vilela.
Ao retomar as atividades em dezembro de 2020, a empresa reforçou princípios como respeito às pessoas e ao meio ambiente e revisou a cultura organizacional. Com o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, por exemplo, vem desenvolvendo projetos para atração e promoção de profissionais de grupos minorizados como mulheres, negros (as), pessoas com deficiência e LGBTI+. Também lançou, neste ano, a Política de Direitos Humanos, que prevê campanhas como o enfrentamento ao assédio moral e sexual.
“É uma satisfação ver nossos resultados em crescente evolução, especialmente porque vivemos o desafio da retomada do nosso crescimento de maneira sustentável, com novas estratégias para gestão de pessoas, como diversidade, equidade e inclusão; saúde mental, direitos humanos e outras correlacionadas. A premiação, sem dúvida, reflete os esforços conjuntos da liderança e dos empregados e empregadas, que compartilham dos mesmos valores e atuam para manutenção da qualidade do nosso ambiente de trabalho”, ressaltou a gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco, Vera Lucia. As informações são do Ibram.
Recuperação da Samarco
A mineradora Samarco, administrada por Vale e BHP, ficou marcada por protagonizar o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. A tragédia matou 19 moradores do distrito de Bento Rodrigues e contaminou a bacia do Rio Doce com rejeito de mineração.
Depois de anos com atividades paralisadas e enfrentando inúmeras batalhas judiciais, a empresa retomou a operação e já apresentou à Justiça um plano de recuperação judicial. A mineradora teve a gestão de rejeitos auditada no último mês de julho. Saiba mais.