RACs e segurança do trabalho na mineração

Publicado em

Os RACs são os Requisitos de Atividade Crítica desenvolvidos pela Vale e exigidos em empresas e mineradoras para o ingresso de funcionários e colaboradores. O objetivo dos requisitos é capacitar os trabalhadores, reforçar a segurança no trabalho e prevenir acidentes.

Os RACs são, basicamente, treinamentos pelos quais todo colaborador de uma mineradora deve passar antes de ingressar efetivamente na empresa. Os treinamentos são obrigatórios e fundamentais para o processo de Mobilização de Terceiros. Nesta etapa, deve ser emitida a documentação de segurança do trabalho e o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) em que consta uma matriz de treinamento da empresa.

Cada profissional passa por um RAC específico que varia de acordo com a função a ser exercida por cada um. Atualmente, existem 11 RACs: Trabalho em Altura, Veículos Automotores, Equipamentos Móveis, Bloqueio e Etiquetagem, Içamento de Carga, Espaço Confinado para Supervisores de Entrada, Espaço Confinado para Vigias e Empregados Autorizados, Proteção de Máquinas, Estabilização de Taludes, Explosivos, Trabalho com Eletricidade e Metal Líquido.

Além dos Requisitos padrão, diversas empresas possuem treinamentos exclusivos. A Vale, por exemplo, realiza treinamentos de ambientação com duração de 24 horas, por 3 dias. Nestes, são discutidas questões sobre segurança, saúde, meio ambiente e primeiros socorros.  Algumas empresas também realizam treinamentos complementares, os quais são relacionados com a Cultura e as Regras de Conduta de cada empresa.

Ana Carolina Freitas possui experiência na área de segurança do trabalho em mineração e, atualmente, é técnica em segurança do trabalho e gerente geral da ProLife. Em entrevista ao Cidades e Minerais, Ana Carolina afirma a importância dos processo de mobilização e treinamento para as mineradoras.

“Quando falamos em treinamento, nós abrimos a mente do colaborador para que ele entenda que irá trabalhar em uma área de riscos e o que ele precisa fazer para evitar acidentes. São processos importantes para a empresa e para os trabalhadores que irão adentrar em áreas de risco. No caso da mineração, risco em alto grau (grau 4).”

Ana Carolina também ressaltou a importância da mobilização para comprovar a aptidão dos trabalhadores por meio de treinamentos e exames médicos.

Saiba mais sobre o processo de Mobilização em: https://cidadeseminerais.com.br/processo-de-mobilizacao-nas-mineradoras/

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios