A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) recebeu a visita do presidente do Conselho Administrativo da Vale, Daniel André Stieler, na manhã desta sexta-feira (20). Acompanhado do vice-presidente, Marcelo Gasparino da Silva, Daniel participou de um encontro que reuniu diferentes lideranças locais e regionais, entre elas o presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana, e representante dos empregados da Vale no mesmo Conselho.
A presidente da Acita, Cássia Menezes, considerou o bate-papo importante para discutir o futuro das Cidades e Minerais da região. Assim, presidentes das associações comerciais das cidades de Bela Vista de Minas, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo também participaram.
“A nossa expectativa é criar laços e aproximar a Vale dessas instituições, focando no Plano de Desenvolvimento Regional. A gente acredita que, por meio do diálogo, possamos encurtar vários caminhos em relação à resolução de problemas e o desenvolvimento econômico da nossa região”, destaca.
Para a empresária, buscar alternativas econômicas é uma prioridade. “A partir do momento em que se abre o diálogo com uma grande mineradora e uma empresa tão importante para a nossa região, como a Vale, é importante que tenhamos ações mais assertivas. Assim como a Vale busca resultados para os acionistas, nós também queremos para as nossas empresas e nossos municípios, a diversificação econômica e o aumento do faturamento local. A Vale é uma empresa como qualquer outra. É a maior, mas é uma empresa como as nossas, sendo assim os objetivos também são os mesmos”, frisa.
Cássia reforça que a visita de Daniel Stieler e Marcelo Gasparino foi uma cortesia. “Eles demonstraram o compromisso e desejo pessoal de que o Conselho Administrativo da Vale possa se tornar uma ponte entre comunidade, empresários e a mineradora. Então, vamos trabalhar para que isso se concretize e dê bons resultados”, finaliza.
Região estratégica
Ao longo do bate-papo, foram abordados temas voltados para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Itabira e região. A Acita se baseou no Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba para realizar esse encontro.
De acordo com a própria Acita, no convite para o encontro com os representantes do Conselho, essa foi uma “reunião para (…) alinhar objetivos; reafirmar o trabalho e o compromisso das associações comerciais; e viabilizar futuras parcerias”.
Conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), Minas Gerais se tornou o estado com o maior índice de arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), em 2022. Entre as 15 cidades que mais receberam os royalties, figuram duas representadas no evento, São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira.
Além delas, Santa Bárbara e Catas Altas também chamam a atenção por se destacarem no Prêmio Cidades e Minerais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que reconhece os municípios que melhor aplicam os valores da CFEM. Assim, o Médio Piracicaba vem se tornando uma região estratégica para investimentos na diversificação econômica, para além da exploração mineral.