Pesquisa revela: quase 90% dos brasileiros admitiram ter acreditado em Fake News

Publicado em

 

Uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Locomotiva e obtida com exclusividade pela Agência Brasil trouxe à tona uma realidade alarmante: quase 90% da população brasileira admitiu ter dado crédito a conteúdos de Fake News em algum momento.

Os dados revelam que oito em cada dez brasileiros já foram enganados por fake news, apesar de 62% afirmarem confiar em sua própria habilidade para distinguir informações falsas de verdadeiras.

Pesquisa sobre Fake News destaca a importância de apuração dos fatos

Quanto ao conteúdo das notícias falsas em que acreditaram, os temas são diversos: 64% envolviam venda de produtos, 63% estavam relacionados a propostas em campanhas eleitorais, 62% abordavam políticas públicas como vacinação, e outros 62% tratavam de escândalos envolvendo políticos. Além disso, 57% admitiram ter acreditado em fake news sobre economia, enquanto 51% caíram em notícias falsas sobre segurança pública e sistema penitenciário.

O levantamento, realizado com 1.032 pessoas maiores de 18 anos entre os dias 15 e 20 de fevereiro, também revelou que 65% dos entrevistados acreditam que as fake news são disseminadas com a ajuda de robôs e inteligência artificial. Surpreendentemente, oito em cada dez reconhecem que existem grupos e pessoas remuneradas para produzir e espalhar notícias falsas.

Quanto aos maiores riscos da desinformação, 26% da população aponta a eleição de maus políticos como o principal perigo, seguido por 22% que temem a reputação prejudicada de indivíduos, e 16% que se preocupam com o medo gerado na população em relação à própria segurança. Há ainda 12% que veem como maior risco a negligência nos cuidados com a saúde.

Esses resultados destacam a importância crucial de educar e capacitar o público para reconhecer e combater a disseminação de fake news, bem como fortalecer a mídia e as instituições contra essa ameaça à democracia e à sociedade como um todo.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...