ANM participa da 2° Conferência Internacional de Diamantes de Angola

Publicado em

Entre os dias 23 e 24 de outubro, a Agência Nacional de Mineração (ANM) do Brasil participou da II Conferência Internacional de Diamantes de Angola, realizada em Saurimo, na Lunda-Sul.

Com o lema “Investir juntos para fazer a diferença nas comunidades”, o evento, organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e pela Endiama, atraiu mais de 300 delegados, incluindo líderes e especialistas do setor diamantífero.

Foco em Mineração 4.0

O Diretor da ANM, Tasso Mendonça, representou o Brasil e apresentou o tema “Inovação, Tecnologia e Mineração 4.0”.

Segundo Mendonça, o modelo de mineração 4.0 busca transformar os processos da indústria em um sistema mais eficiente e sustentável, com ênfase na utilização de tecnologias inovadoras.

Ele destacou a importância de uma abordagem que minimize o impacto ambiental, promova a reabilitação de áreas degradadas e envolva as comunidades locais.

Mendonça enfatizou que a transformação digital na mineração permite levantamentos geológicos mais precisos, otimiza recursos através da inteligência artificial e melhora a conectividade entre operações.

Essas inovações não apenas aumentam a segurança dos trabalhadores por meio da automação, mas também aprimoram a tomada de decisões com base em dados concretos.

2° Conferência Internacional de Diamantes

A conferência foi dividida em 12 painéis temáticos, abordando desde o papel dos diamantes no mercado global até inovações na indústria de corte e lapidação.

O primeiro dia do evento focou em aspectos como a certificação internacional e as infraestruturas necessárias para o setor. No segundo dia, o destaque foi para a responsabilidade social e o financiamento de projetos relacionados aos diamantes.

Antes do evento principal, no dia 21 de outubro, foi realizado um workshop sobre avaliação e classificação de recursos minerais, reunindo especialistas para a troca de ideias e melhores práticas. Este encontro preparatório foi fundamental para discutir desafios e oportunidades no setor diamantífero.

A II Conferência Internacional de Diamantes de Angola reafirmou a importância de unir esforços em busca de um desenvolvimento sustentável e inovador na indústria, beneficiando comunidades e promovendo a economia local.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios