OMS declara Mpox, anteriormente conhecida como Varíola do Macaco, emergência internacional de saúde pública

Publicado em

Na quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a mpox, anteriormente conhecida como varíola do macaco, ao status de emergência internacional de saúde pública, o nível mais alto de alerta da organização.

A decisão, anunciada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segue a recomendação de um comitê de especialistas da instituição, que avaliou que os critérios para a declaração de emergência foram atendidos.

Surto da Mpox (Varíola do Macaco) preocupa OMS

O comitê, composto por 15 membros, considerou a situação atual de mpox uma ameaça global e recomendou a elevação do alerta contra a Varíola do Macaco.

“Hoje o comitê se reuniu e me comunicou que, na sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de alcance internacional. Aceitei essa recomendação”, afirmou Tedros Adhanom durante uma coletiva de imprensa. “É uma situação que deveria preocupar todos nós”, acrescentou.

A OMS já havia declarado uma emergência global em 2022 durante um surto mundial de varíola do macaco, que na época foi causado por uma cepa conhecida como clade 2b.

No entanto, a epidemia atual, que teve início na República Democrática do Congo (RDC) e inicialmente se limitava à África, é causada por uma cepa mais grave, o clade 1, e uma variante ainda mais perigosa, o clade 1b.

Doença avança no continente africano. Veja como funciona a transmissão

De acordo com a África CDC, a agência sanitária da União Africana, a taxa de mortalidade da nova cepa é estimada em 3,6%. Desde janeiro de 2022, foram registrados 38.645 casos de mpox em 16 países africanos, resultando em 1.456 mortes. Além disso, houve um aumento de 160% nos casos de mpox em 2024 em comparação com o ano anterior.

A mpox pode ser transmitida tanto de animais para humanos quanto através do contato físico com uma pessoa infectada, especialmente durante relações sexuais. Os sintomas iniciais incluem febre, cansaço, dores de cabeça e no corpo, seguidos por erupções cutâneas na boca, face ou órgãos genitais.

Para prevenir a infecção, é essencial evitar o contato físico com pessoas que apresentem sinais de mpox e ter cuidado com animais selvagens. A declaração de emergência da OMS destaca a necessidade de uma resposta global coordenada para controlar a disseminação do vírus e proteger a saúde pública.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios