A Mineração Usiminas garante estar intensificando o relacionamento com as comunidades onde atua, como as cidades de Mateus Leme e Itatiaiuçu, na região Central de Minas. Um levantamento feito pela empresa em 2023 mostra que houve visitas a mais de mil imóveis na região, com cerca de 700 pessoas sendo ouvidas.
De acordo com a empresa, os encontros aconteceram nas comunidades de Quintas da Boa Vista, Curtume, Samambaia e Ponta da Serra, em Itatiaiuçu, e também nas comunidades de Varginha e Alto da Boa Vista, em Mateus Leme. Durante as reuniões, foram apresentados perfis, necessidades e expectativas das localidades, além dos resultados do Diagnóstico Socioterritorial, pesquisa realizada pela empresa no último semestre de 2023
Ainda segundo a companhia, os participantes receberam “informações a respeito das boas práticas ambientais e de segurança da companhia, conheceram a contribuição com o desenvolvimento econômico e social da região, como pagamento de impostos e criação de empregos, e o balanço dos projetos sociais realizados e apoiados em 2023. O público teve ainda a oportunidade de tirar dúvidas a respeito das operações e investimentos, além de apresentar sugestões para uma convivência cada vez mais transparente”, resume a companhia.
“Atuamos com foco no diálogo aberto, próximo, transparente e no desenvolvimento das comunidades. Agradecemos a todos pela colaboração, pois acreditamos que a empresa e a comunidade crescem juntas e um relacionamento forte é fundamental para o bem-estar de todos e o desenvolvimento sustentável da região”, diz o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.
Gestores de Meio Ambiente foram à Mineração Usiminas
O secretário de Meio Ambiente de Itatiaiuçu, Lucas Lima Andrade Belo, o diretor de licenciamento ambiental, Douglas Teles Diniz, e o diretor de gestão de resíduos sólidos, Heberte Carlos de Menezes, foram recebidos na Mineração Usiminas, na semana passada, para conhecer os resultados do Diagnóstico Socioterritorial.
“É muito importante estreitarmos cada vez mais os laços e trabalharmos em parceria, empresa e município. Assim caminhamos juntos, porque a mineração de forma sustentável significa progresso para todos”, ressaltou Lucas Belo, durante a visita.
A Mineração Usiminas atua desde 2008 na região, com lavras a céu aberto nas duas cidades, com destaque para o complexo de Serra Azul, em Itatiaiuçu. A companhia é uma das maiores produtoras de minério de ferro do país, com 9,1 milhões de toneladas vendidas em 2023, o que gerou uma receita líquida de R$ 3,5 bilhões.