CPI da Braskem mostra que ANM só consegue fiscalizar uma a cada 40 operações de mineração no país

Publicado em

Um extenso documento enviado à CPI da Braskem no Senado mostrou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) consegue fiscalizar apenas uma em cada 40 operações de mineração no Brasil.

Esse problema, segundo foi divulgado, tem relação com à escassez de fiscais no quadro de funcionário do órgão regulador.

De acordo com a ANM, existem no Brasil cerca de 40.111 títulos de lavra passíveis de fiscalização, atualizados até 8 de março. No entanto, dada a atual situação operacional, técnica e financeira do órgão, apenas pouco mais de 1000 desses títulos são fiscalizados anualmente.

Esse número tende a crescer nos próximos anos, uma vez que a ANM concedeu aproximadamente 92,5 mil alvarás autorizando a pesquisa de minérios para eventual exploração em todo o país.

ANM reconhece a necessidade de aumento de efetivo para uma fiscalização mais séria

A agência reconhece que seria necessária uma força de trabalho de cerca de 4.000 fiscais para fiscalizar todos os títulos de maneira adequada, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Código de Mineração, aprovado em 2018. No entanto, atualmente, a agência conta apenas com 140 fiscais.

Diante desse cenário, a ANM adota o critério da amostragem para selecionar as áreas a serem fiscalizadas presencialmente, buscando priorizar aquelas que apresentam maiores riscos ou irregularidades.

Recentemente, servidores públicos fizeram grave pedindo melhores condições de trabalho e a contratação de novos funcionários.

A redução do quadro de pessoal, a falta de realização de concursos públicos para reposição e as mudanças tecnológicas são alguns dos desafios enfrentados pela ANM para garantir uma fiscalização eficiente e de qualidade no setor de mineração, em conformidade com as demandas da sociedade.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios