Cemig irá instalar mais de 3 mil religadores automáticos para acelerar retomada da energia

Publicado em

 

Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) irá instalar 3,3 mil religadores em toda a sua área de concessão em 2024. O investimento em automatização da rede elétrica, anunciado nesta quarta-feira (15), somará R$ 120 milhões, sendo R$ 25 milhões apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com instalação de 546 aparelhos. A notícia é boa não só para os consumidores residenciais, mas também para a indústria, uma vez que o investimento visa diminuir o tempo de espera de religamento em caso de quedas de energia.

De acordo com a estatal,  estão sendo implementadas tecnologias para aprimorar a resiliência de seu sistema de distribuição e está aumentando o número de religadores automáticos em seu parque. Os equipamentos de proteção, que passarão a 36 mil unidades no estado, são importantes para melhorar a continuidade do fornecimento e reduzir custos, evitando interrupções de energia desnecessárias.

O superintendente de Engenharia de Distribuição da Cemig, Alisson Guedes Chagas, explica que o papel dos religadores: “Quando ocorre um incidente, como a queda de uma árvore ou outro objeto sobre a rede elétrica, por exemplo, resultando na interrupção do serviço para muitos clientes, o sistema identifica prontamente o ponto afetado, por meio da atuação do religador”.

E complementa: “O aparelho isola automaticamente a área danificada para normalizar de forma imediata o fornecimento de energia para boa parte dos clientes que tiveram o serviço interrompido e não estão naquele determinado trecho defeituoso”.

Como funcionam os religadores da Cemig

Conforme divulgado pela empresa, caso haja um problema na rede elétrica de distribuição, como um curto-circuito, os religadores automáticos realizam a abertura do circuito para proteger pessoas e equipamentos.

“Como a maioria das falhas de alimentação é passageira e é provocada por ventanias, raios ou materiais externos em contato com a rede elétrica, esses equipamentos são configurados para realizar ciclos de aberturas e fechamentos do sistema elétrico. Essa capacidade soluciona, na maioria das vezes de forma rápida, essas ocorrências temporárias, além de isolar os trechos com defeitos, em casos mais complexos”, resume a companhia.

A Cemig possui a maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de cerca de 540 mil quilômetros de linhas e redes. Atualmente, a companhia possui mais de 33 mil religadores instalados nas redes elétricas urbanas e rurais, que contribuem de forma significativa para o restabelecimento do serviço o mais rápido possível.

“Nas cidades, a instalação dos equipamentos busca atender áreas com grande concentração populacional e de manutenção da vida, como hospitais, por exemplo, e assim garantir a continuidade do abastecimento para o maior número de clientes em caso de uma oscilação transitória na rede elétrica”, finaliza o superintendente da Cemig.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios