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Na tarde de quinta-feira (6), um importante passo foi dado para a modernização da BR-381, um dos trechos mais críticos e perigosos das rodovias brasileiras. Conhecida como a “rodovia da morte”, a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares receberá uma série de melhorias com a entrega do trecho à concessionária Nova 381.
O evento ocorreu à margem da rodovia, em Belo Oriente, cidade que abrigará um dos cinco pontos de pedágio previstos no projeto.
A duplicação da BR-381 era uma promessa que perdurou por décadas sem ser cumprida. Desde 2013, diversos projetos de licitação foram lançados e, em 2021, o leilão para a concessão foi finalmente concretizado.
Chegada de concessão promete investimentos milionários e obras de duplicação na BR-381
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A concessionária Nova 381 assume a gestão da rodovia com um compromisso de quase R$ 10 bilhões em investimentos, divididos entre melhorias na infraestrutura e custos operacionais. O projeto inclui a duplicação de trechos, recuperação de pavimento e a implementação de faixas adicionais, passarelas e rampas de escape ao longo dos 300 quilômetros do trecho.
Marcelo Boaventura, presidente da concessionária, destacou que o foco nos primeiros 100 dias será a recuperação asfáltica e os reparos essenciais, como a limpeza das pistas e a melhoria da sinalização. A expectativa é de que o fluxo de veículos diários, que hoje soma cerca de 24 mil, seja consideravelmente mais seguro com as intervenções previstas.
Entre os principais trabalhos a serem realizados pela concessionária, destaca-se a duplicação de 106,44 km de trechos da rodovia, a conclusão de obras remanescentes e a criação de aproximadamente 83 km de faixas adicionais.
Além disso, serão construídas 20 passarelas e 166 pontos de ônibus, além de ações voltadas à preservação da fauna com 15 passagens de animais. Boaventura mencionou que, nos próximos meses, 28 pontos críticos da estrada serão priorizados para garantir maior segurança aos motoristas.
Pedágio: cobrança prevista para 2026
A cobrança de pedágio será iniciada em fevereiro de 2026, após a concessionária atingir os padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As cinco praças de pedágio serão instaladas ao longo do trajeto, em cidades como Caeté, João Monlevade e Governador Valadares. A tarifa, ainda em processo de definição, deve variar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, conforme o edital.
A ANTT será responsável pela fiscalização da execução das obras, garantindo que os prazos e a qualidade sejam cumpridos. O senador Carlos Viana destacou a importância do papel do Congresso na alocação de recursos e a continuidade das obras. Já o ministro Renan Filho fez questão de reforçar a necessidade de priorizar a mão de obra local, proporcionando oportunidades para engenheiros e profissionais da construção civil da região.
BR-381: fama de “Rodovia da Morte”
A BR-381, com 1.181 km de extensão, é uma das vias mais importantes do país, ligando o Espírito Santo a São Paulo. No entanto, é o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares que acumula o apelido de “rodovia da morte“, devido ao elevado número de acidentes e vítimas fatais.
Entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 347 acidentes, com 33 mortes. A duplicação e as melhorias prometem reduzir esse trágico histórico e oferecer mais segurança aos motoristas.