BR-040 terá R$ 8,7 bilhões em investimentos com entrada de nova concessionária

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A BR-040 terá uma nova concessionária no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O novo contrato deverá ser assinado até 9 de julho pelo Consórcio Infraestrutura MG, do Grupo EPR, vencedor do leilão de relicitação que prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões em melhorias na rodovia.

Conforme as condições acordadas, a nova concessionária vai gerenciar a rodovia mineira pelos próximos 30 anos. No certame realizado na tarde desta quinta-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a vencedora apresentou um desconto de 11,21% no valor da tarifa e superou as concorrentes. Ainda assim, o pedágio nas praças deverá ter valor maior que o dobro do atual, beirando a R$ 15,00 no caso de veículos de dois eixos. Atualmente o valor cobrado é R$ 6,30.

“O resultado nos traz forte motivação. Estamos muito preparados para a implementação dessa nova concessionária. Importante neste momento enaltecer a condução do ministério dos Transportes e da parceria com o governo de Minas Gerais na estruturação de um projeto tão relevante, que será um marco transformador”, afirmou o representante da EPR no leilão, José Carlos Cassaniga.

O trecho relicitado deverá receber serviços que elevem os padrões operacionais e de segurança da rodovia. “A BR-040 liga BH à capital federal e ao RJ, é uma rodovia emblemática para o estado e para a confiança do mineiro no modelo de concessão. Como bom mineiro, desconfiado, ressabiado desde que a concessionária atual pediu a relicitação e deixou o contrato. Celebramos essa conquista, mas é importante permanecermos focados, o esforço para chegar aqui e bater o martelo é uma maratona, mas depois de bater o martelo começa uma nova maratona, que é garantir esses investimentos”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.

Devolução da antiga concessionária da BR-040

A nova concessão representa a solução de um problema iniciado em 2017, quando a Via040, atual concessionária, solicitou a devolução do trecho. A empresa do grupo Invepar administra a rodovia desde 2014 e pediu ao governo federal para fazer uma “rescisão amigável”.

Como justificativa para a devolução, a concessionária alegou a redução no volume de tráfego e dificuldades em conseguir licenças para fazer as obras exigidas em contrato. Dos 557 quilômetros previstos para serem duplicados entre Brasília e Juiz de Fora, apenas 73 km quilômetros foram entregues pela Via-040.

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