Corpo de Bombeiros abrirá 329 vagas em Minas Gerais no próximo mês de julho

Publicado em

 

Homens e mulheres interessados na carreira do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) devem ficar atentos: os editais para o novo concurso da corporação já foram publicados. Ao todo, serão oferecidas 329 vagas para atuar como bombeiro militar em Minas Gerais.

O prazo para as inscrições será aberto no próximo mês, a partir de 2 de julho e vai até 23 de agosto. O processo será realizado via site: www.idecan.org.br.  Os editais são para os cursos de Formação de Oficiais (CFO), Formação de Soldados e de Soldados e Especialistas (CFSd Especialistas). Também foi publicado o edital para o Estágio Preparatório de Saúde (EPOSau).

De forma geral, o ingresso na instituição exige requisitos comuns para todos os editais, como possuir idoneidade moral; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; ter sanidade física e mental.

Atualmente, em cumprimento a Lei Complementar nº 168/23, também é exigido o nível de escolaridade superior e CNH ou  permissão para dirigir, no mínimo categoria B.

Concurso do Corpo de Bombeiros tem mudanças 

Para o concurso do CFO 2025, será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, na modalidade de bacharelado ou de licenciatura, ou seja, não há restrição de curso. Já para o CFSd 2025 será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, sendo o curso superior bacharelado, licenciatura, tecnólogo, sequencial.

Para o CFSd Esp (mecânicos, desenvolvedor e técnico em telecomunicações), os candidatos deverão possuir curso de nível superior em qualquer área, e também, o curso técnico na área da especialidade a qual concorre.

Para o cargo de músico, os candidatos deverão possuir apenas curso de nível superior em qualquer área.

Finalmente, para o EPOSau, o interessado deve ter curso de graduação relacionado à categoria profissional para qual concorre, e possuir inscrição ativa da categoria Enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem ou na categoria de Psicologia no Conselho Regional de Psicologia da respectiva unidade federativa vinculada.

Outra novidade é a ampla concorrência em todos os três concursos, ou seja, não haverá delimitação para as vagas femininas. Contudo, as provas físicas permanecem com tabelas diferenciadas para homens e mulheres.

Inscrição

O valor da inscrição é R$ 220 para o CFO 2025 e EPOSau 2025, com provas previstas para o próximo dia 22 de setembro. O CFSd e CFSd Especialista têm a inscrição no valor de R$ 101 e as provas serão aplicadas no próximo dia 29 de setembro. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...