Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Publicado em

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de manifestação contra o sucateamento da agência.

Na última quarta-feira (17), a Asanm (Associação dos Servidores da ANM) mobilizou um ato de protesto contra o cenário atual da agência, em Brasília. A concentração teve início por volta das nove horas da manhã, no antigo prédio da agência e os servidores seguiram, em marcha, para o Ministério da Gestão e Inovação pedindo pela valorização das carreiras da ANM e pela estruturação do órgão.

O ato contou com o apoio de diversas entidades e organizações como a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Alguns servidores se direcionaram diretamente à ministra Esther Dweck. Nas redes sociais da Asanm, um servidor reiterou a paralisação dos servidores em função da falta de estrutura e recursos direcionados à agência.

“Sem a estruturação da ANM é  que a gente tem de resultado: a gente tem tragédias, uma série de pessoas morrendo e sofrendo à beira das barragens, os povos originários nas terras indígenas e quilombolas… Então nós estamos aqui reunidos para passar esse recado para o governo, sem a estruturação da ANM, quem paga é a população.”  – afirmou.

347075751 211038258376334 3491027418515634595 n
Foto: Reprodução Instagram

Sobre a ANM

A Agência Nacional de Mineração foi criada em 2017 para substituir o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O objetivo da criação da agência é garantir que a governança pública, a fiscalização e a regulação dos recursos minerais do Brasil seja eficiente. A função da agência, portanto, é fiscalizar mais de 200 mil empreendimentos minerários em mais de 2.500 municípios, regular a arrecadação de CFEM e a segurança dos projetos de mineração.

Entretanto, a ANM vem sendo sucateada há anos. A falta de investimentos e estruturação resultou em um cenário com deficiência de pessoal, falta de mão de obra qualificada, defasagem na remuneração dos servidores e falta de recursos financeiros. Esse quadro influencia diretamente na autorregulação do setor privado sobre a mineração e o aumento das irregularidades como o garimpo ilegal. Em função disso, os servidores declararam greve como forma de manifestação ao panorama atual da agência.

Leia também:

https://cidadeseminerais.com.br/sucateamento-da-agencia-nacional-de-mineracao-preocupa-municipios-mineradores/

https://cidadeseminerais.com.br/e-impossivel-conduzir-uma-agencia-na-situacao-que-ela-esta-diz-amig-sobre-agencia-nacional-de-mineracao-anm/

https://cidadeseminerais.com.br/servidores-da-anm-entram-em-greve-no-dia-29-de-maio/

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...