AngloGold Ashanti testa em Nova Lima modelo com jornada de trabalho de 4 dias por semana

Publicado em

 

A AngloGold Ashanti, desde o último dia 22 de abril, adota a semana de trabalho de quatro dias, sem cortes de salários e benefícios, com a jornada realizada de segunda a quinta-feira e folga na sexta, além do fim de semana. Com a mudança, a carga horária caiu de 44 para 40 horas semanais e o expediente passou a ser de 10 horas por dia, com o horário sugerido das 7h às 17h30 e um intervalo de 30 minutos para refeição.

De acordo com a empresa, a modalidade teve aprovação de 90% do público-alvo e vale para os empregados que exercem atividades administrativas e estão lotados no escritório da empresa, em Nova Lima, cidade minerada da Região Metropolitana da capital mineira.

A AngloGold Ashanti diz que a iniciativa segue a tendência mundial pela busca de qualidade de vida e do bem-estar profissional, de modo que “os empregados possam aproveitar a folga para descansar, ter mais tempo para dedicar a suas famílias, hobbies, interesses pessoais e autocuidado. A adoção do novo modelo de trabalho posiciona a AngloGold Ashanti como empresa moderna e atenta às mudanças do mercado, frente à sua própria transformação cultural”, resume a companhia.

Ainda de acordo com a mineradora, o modelo já vinha sendo estudado como política de Recursos Humanos da empresa. Logo após a pandemia da Covid-19, a companhia adotou o sistema híbrido, com dois dias de trabalho presenciais e três em home office. Em fevereiro deste ano, teve início a fase de testes para a jornada de quatro dias, com a orientação para que reuniões não fossem marcadas nas sextas-feiras.

Em 1º de abril, todos os empregados passaram a estar de home office na sexta-feira. Até que, no último dia 22 de abril, a empresa implementou de fato a redução de jornada que funcionará como um projeto piloto de seis meses.

O vice-presidente de Recursos Humanos da AngloGold Ashanti Latam, Felipe Fagundes, explica que a mudança não é apenas uma reorganização do tempo de trabalho, com a redução semanal de 44 para 40 horas semanais trabalhadas, mas o investimento concreto em um ambiente mais saudável, equilibrado e motivador. “Nosso objetivo central é promover a qualidade de vida, reconhecendo que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial para o desenvolvimento sustentável de todos nós. É essencial para qualquer relação ser sustentável”, afirma.

O executivo ainda destaca que, com a semana de trabalho mais curta, os empregados tendem a estar mais descansados, energizados e motivados durante o trabalho. Isso pode levar ao maior foco e eficiência nas tarefas, com ganho em produtividade.

“Ao oferecer uma jornada de trabalho mais flexível, fomentamos não apenas a produtividade, mas colocamos a AngloGold Ashanti Brasil entre as empresas de vanguarda em práticas de RH. E em médio prazo, isso pode aumentar a atração e a retenção de talentos e, em longo prazo, nos prepara melhor para o futuro das relações de trabalho”, diz Fagundes.

Outro benefício apontado pela empresa é o ganho em sustentabilidade ambiental, já que menos dias de trabalho significam menos deslocamentos diários para os empregados, o que pode resultar em uma redução nas emissões de carbono e no impacto ambiental relacionado ao transporte.

Medida foi aprovada na AngloGold Ashanti 

Dados da pesquisa realizada internamente mostram que 92% dos funcionários da empresa entenderam que trabalhar quatro dias na semana melhoraria sua qualidade de vida. O aumento da jornada de trabalho diária nesses quatro dias, para folgar o quinto dia da semana, teve aprovação de 90% dos empregados participantes da pesquisa.

Os dados da AngloGold Ashanti vão ao encontro de pesquisas relacionadas ao tema, que mostram que 78% dos profissionais brasileiros gostariam de adotar a semana de trabalho de quatro dias. A maioria, cerca de 76%, acredita que seria mais produtiva com o modelo. Os dados fazem parte de uma pesquisa da WeWork e da Page Outsourcing feita com 10 mil profissionais de cinco países da América Latina, incluindo o Brasil.

Com operação em outros nove países, a AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do Brasil, próxima a completar 190 anos de atuação em 2024. A companhia é uma das maiores produtoras de ouro do mundo em atividade, com cerca de 3,3 mil empregados diretos. As operações brasileiras respondem por cerca de 13% da produção global de ouro do grupo.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios