De Cidades Mineradoras a CIDADES & MINERAIS

Publicado em

 

Atuando desde outubro de 2022 na cobertura dos temas de interesse público nos municípios onde a mineração está presente, em Minas Gerais e no Brasil, o portal CidadesMineradoras.com.br ficou reconhecido e respeitado pelo público interessado nesse segmento. No período, foram mais de 2 mil matérias publicadas, entre notas, reportagens especiais, textos opinativos e outros conteúdos que promoveram a relação entre a cadeia da mineração e as comunidades onde ela é desenvolvida. Parcerias importantes foram consolidadas e resultados significativos alcançados.

Porém, por conta de uma correção necessária de rumo, o nome Cidades Mineradoras sai de cena para dar lugar a uma nova marca e a um novo conceito: Cidades & Minerais foi o nome escolhido para conferir mais assertividade e abrangência ao trabalho realizado pelo veículo de comunicação que coloca em pauta os municípios onde é desenvolvida a exploração mineral, responsável por fomentar outras importantes cadeias industriais, como a siderurgia.

O CidadeseMinerais.com.br se posiciona, a partir de agora – nos Vales do Aço, do Rio Doce e do Jequitinhonha; nas microrregiões do Médio Espinhaço e Médio Piracicaba; no Quadrilátero Ferrífero e onde mais houver minerais—, como o portal dos municípios da mineração e da siderurgia. O veículo herda do Cidades Mineradoras a vocação e o compromisso de noticiar os fatos que impactam as comunidades, as empresas e as instituições nos municípios onde essas importantes atividades industriais estão presentes.

Por que não mais Cidades Mineradoras?

As cidades onde a mineração está presente, por uma convenção histórica, foram classificadas pelas comunidades e pelas empresas como “cidades mineradoras”. Essa convenção inspirou não só o nome, mas a criação do nosso portal de notícias.

Porém, diante de tantas discrepâncias também históricas na relação entre mineradoras e municípios, fomos obrigados a reconhecer que há um erro conceitual nesse termo. Não existem e nunca existiram cidades mineradoras. As cidades são mineradas pelas empresas. Tal observação é feita recorrentemente pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), embora a entidade representativa dos municípios também carregue a contradição desse termo no próprio nome.

Às cidades cabe abrigar as empresas e se beneficiarem das oportunidades trazidas pela mineração. Às empresas estão incrustados o dever e a missão de levar o desenvolvimento aos territórios onde atuam, e não só explorar como se não houvesse amanhã.

Ao Cidades & Minerais cabe a tarefa de contribuir na cobrança para que a relação entre mineradoras e municípios seja equilibrada; que a mineração seja feita de maneira sustentável nos territórios; que haja a cultura do bom senso e da prosperidade entre todos os envolvidos nessa grande cadeia de oportunidades.

Missão, Valores e Visão dos Cidades & Minerais

Nossa MISSÃO é ser referência na cobertura dos temas relacionados às indústrias da mineração e da siderurgia, contribuindo com o desenvolvimento das empresas e com a defesa dos direitos das comunidades, dando visibilidade aos problemas e soluções relacionados às atividades industriais.

Temos como VALORES a ética e a responsabilidade para promover um jornalismo capaz de fazer a diferença no segmento em que atuamos.

Nossa VISÃO é contribuir para a construção de uma relação cidadã, saudável, positiva entre as empresas e os municípios onde elas atuam, dando voz e visibilidade aos agentes que fazem parte dessa cadeia econômica e social.

Assim, o CidadeseMinerais.com.br espera contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, gerando oportunidades de negócios e conteúdo relevante para nosso público. Aproveite o site e nos siga em nossas redes sociais.

Sem Titulo 17 1

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...