A empresa Vale se tornou a empresa de maior valor de mercado na Bolsa de Valores oficial do Brasil, a B3. De acordo com o pregão desta quarta-feira (30), a Vale chegou ao valor de R$ 389 bilhões, ultrapassando a Petrobrás.
De acordo com o ex-diretor do Grupo DeFato e redator de artigos financeiros, Sérgio Santiago, o funcionamento de uma bolsa é semelhante ao de uma feira: de um lado, ficam os vendedores e, do outro, os compradores. A feira, por sua vez, é a estrutura necessária para a negociação entre eles. Do mesmo modo, a Bolsa de Valores é um espaço de negociações financeiras que utiliza ferramentas tecnológicas para reunir compradores e vendedores interessados em negociar as ações de suas empresas.
A Vale é a maior empresa de mineração do Brasil e a segunda maior do mundo. Historicamente, a multinacional é uma das empresas de capital aberto mais relevantes da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e atrai muitos investimentos nacionais e internacionais. A liderança da mineradora na posição de maior valor de mercado foi motivada pela valorização das suas ações e desvalorização das ações da Petrobras.
De acordo com especialistas, o Valor de Mercado da Vale é reflexo da solidez dos seus indicadores como receita, margem de lucro, endividamento e capacidade de pagamento de dividendos.