Início Geral Entenda como funciona a Cadeia Produtiva do Minério

Entenda como funciona a Cadeia Produtiva do Minério

Imagem: Pexels

A matéria abaixo foi escrita em parceria com Maiquel Rangel, Engenheiro de Minas na ID Mineral.

Cadeia produtiva na mineração

A mineração é uma atividade de grande importância econômica para o Brasil. Atualmente, estima-se que a mineração é responsável por 5% do PIB nacional. A “Cadeia do Minério” é um conjunto de processos produtivos que podem ser divididos em seis etapas: Prospecção, Pesquisa Mineral, Lavra, Beneficiamento Mineral, Transporte e Fechamento de Mina.

Prospeção

A prospecção é a fase inicial do projeto de mineração. Nesta etapa inicial, são feitos estudos e reconhecimento geológico, que consistem em pesquisas, mapeamentos e visitas aos locais que serão explorados. O objetivo da Prospecção é avaliar o potencial das rochas, dos solos e demais elementos naturais do local.  A ocorrência de concentrações anômalas de minerais de interesse e com potencial econômico são fatores observados e considerados durante o processo.

Pesquisa Mineral

Nesta etapa são realizados estudos mais específicos e detalhados acerca do local de interesse. Também conhecida como exploração mineral, esta fase é responsável pela realização de sondagens, estudos geofísicos e geoquímicos e ensaios de laboratório. A Pesquisa Mineral é um processo muito importante para definir as características físicas e químicas dos minerais como dureza, tenacidade, magnetismo, densidade, composição química e teor. Dessa forma, a viabilidade econômica, a forma de lavra e beneficiamento desse mineral podem ser definidos com mais precisão.

Lavra

Existem dois tipos de lavra: à céu aberto e subterrânea. A Lavra é a etapa de desenvolvimento do projeto de extração, ou seja, o conjunto de operações que tem o objetivo de extrair o mineral de interesse. Este processo precisa ser feito de uma forma que aproveite industrialmente o máximo de minério presente em uma jazida. O tipo de lavra e o método utilizado são definidos na etapa de pesquisa mineral.

Beneficiamento Mineral

O Beneficiamento é o conjunto de operações realizados na mudança da rocha extraída no processo de lavra em matéria prima para a indústria. Nesta etapa, são realizadas as transformações necessárias para o aumento de teor dos minerais de interesse, além de agregar valor e melhorar a qualidade do minério. O beneficiamento, pode ser dividido em seis etapas: Amostragem, Fragmentação, Classificação, Concentração, Desaguamento e Disposição de Rejeitos.

Transporte

Trata-se da etapa de escoamento da produção e entrega do produto final ao cliente. A logística pode ser realizada por meio de ferrovias, rodovias, hidrovias, minerodutos e correias transportadoras. No Brasil, quase toda a demanda da produção do setor mineral é concentrada no transporte ferroviário.

Fechamento de Mina

Esta etapa deve ser planejada e elaborada desde o início da operação mineradora. A partir do momento em que os recursos de um depósito são exauridos e a extração deixa de ser viável economicamente, o Plano de fechamento de Mina é realizado. O plano é focado no processo de reabilitação ou recuperação do local de extração. A reabilitação inclui o armazenamento, aterro, demolição, preenchimento, gerenciamento de rejeitos, reflorestamento e recuperação da área degradada.

 

Sair da versão mobile