Ouro atinge novo recorde com alta de até 3% impulsionado por tensão global e queda na inflação

Publicado em

Em meio a um cenário de tensão comercial e sinais de enfraquecimento da inflação nos Estados Unidos, o ouro renovou sua máxima histórica nesta quinta-feira (10), registrando valorização de até 3%. O metal precioso alcançou o impressionante patamar de US$ 3.175,07 por onça, ultrapassando o recorde anterior obtido no início do mês.

O movimento reflete uma crescente busca dos investidores por proteção, em um contexto de instabilidade gerado pela política tarifária norte-americana. Mesmo após a divulgação de dados que apontam para um recuo na inflação subjacente nos EUA — o que, em teoria, traria alívio aos mercados — o temor de novas pressões inflacionárias relacionadas a tarifas comerciais segue no radar.

Cenário internacional favorece o ouro

A recente decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar tarifas que, somadas, chegam a 145% sobre produtos chineses — considerando medidas recíprocas e adicionais — intensificou as preocupações sobre o impacto das disputas comerciais na economia global. Em resposta, ativos considerados “porto seguro”, como o ouro, passaram a atrair maior volume de investimentos.

A expectativa de cortes na taxa de juros também contribui para essa tendência. O mercado já precifica até três reduções nos juros norte-americanos até o fim de 2025, com uma possível quarta. Essa perspectiva é positiva para o ouro, que por não oferecer rendimento direto, se torna mais competitivo em ambientes de juros baixos.

Enquanto o ouro disparava, as bolsas dos EUA operavam em queda, revertendo parte dos ganhos recentes. Os títulos do Tesouro Americano registraram alta, e o dólar seguia em desvalorização pelo terceiro dia consecutivo. Entre os demais metais preciosos, a prata operava estável, a platina apresentava ganhos e o paládio sofria leve recuo.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios