O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), participou nesta segunda-feira (4) de um debate sobre as oportunidades no setor de mineração no Brasil em evento realizado em Riyadh, capital da Arábia Saudita. O Brazil Saudi Arabia Conference é realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.
O evento conta com a participação do diretor de Relações Institucionais do Ibram, Rinaldo Mancin. Na ocasião ele representa o diretor-presidente, Raul Jungmann, também presidente do LIDE Mineração, braço do grupo empresarial para o setor.
Na apresentação, Mancin exibiu números que evidenciam o potencial transformador e o progresso socioeconômico que a indústria mineral proporciona à sociedade.
“Em 2023, exportamos 392 milhões de toneladas e isso representa US$ 42,98 bilhões. Tivemos um faturamento de R$ 248,2 bilhões e atualmente mantemos mais de 210 mil empregos diretos e induzimos mais de 2,2 milhões de empregos indiretos. Nós somos, sem sombra de dúvidas, um dos três principais setores produtivos do Brasil”, afirmou à plateia, constituída em boa parte por investidores.
O diretor também destacou o trabalho da indústria em evoluir para uma atividade ainda mais sustentável e proporcionar insumos para o futuro da humanidade com mais qualidade de vida. Segundo Mancin, o Brasil produz 92 tipologias minerais produzidas e muitas delas são fundamentais para a transição a uma economia de baixo carbono mundialmente.
“Nós do Ibram trabalhamos para que a mineração seja ativa e reconhecida como fundamental para prover os minérios para que o planeta cumpra os compromissos das principais agendas globais, com destaque para o combate aos efeitos da crise climática”, disse o diretor do Ibram
O evento
O Brazil Saudi Arabia Conference é voltado às oportunidades de negócios. O evento do LIDE debate até esta quarta-feira, dia 5 de março, temas prioritários para investimentos, como infraestrutura, segurança, agro e saúde.