A Polícia Militar do Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira (4) o resultado de uma operação para desarticular uma mineração ilegal de minério de ferro na zona rural de Alvinópolis, a 162 km de Belo Horizonte. Equipes dos grupamentos de João Monlevade e Itabira, pertencentes a 12ª Cia de Meio Ambiente, se mobilizaram para o flagrante em um ponto já conhecido pelos militares pela atividade de extração ilegal de minério de ferro.
De acordo com as imagens divulgadas pela Polícia Militar, uma clareira foi formada pelo desmatamento ilegal de floresta remanescente da Mata Atlântica, no distrito de Fonseca. No local as equipes apreenderam uma escavadeira, uma carreta e um semireboque prancha.
PF investigará mineração ilegal
O autor, um mecânico e uma advogada da empresa que locou as máquinas estavam no local no momento da apreensão. Após contato com a Polícia Federal e realizadas as diligências, o respnsável foi preso e multado em cerca de R$ 40 mil. Por se tratar de crime contra patrimônio da União, a investigação do caso ficará à cargo da Polícia Federal.