Com programação durante esta semana no Vale do Lítio, está sendo realizada a edição de estreia do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional. O encontro reúne em Salinas, no Norte de Minas Gerais, líderes dos setores público e privado, empresários e empreendedores para debater estratégias que fomentarão o progresso da região.
O fórum é uma iniciativa conjunta do Sebrae Minas com diversos órgãos e empresas. Salinas e os municípios do Vale do Lítio, como Araçuaí, Capelinha e Teófilo Otoni, destacam-se na produção de lítio e nióbio. O estado é líder na produção mundial de nióbio, com a maior mina localizada em Araxá, responsável por 57% das reservas globais desse mineral, segundo o Governo de Minas.
Estudos do Serviço Geológico Brasileiro indicam a presença de 45 jazidas de nióbio no chamando ‘Vale da Esperança’, prometendo um impulso econômico significativo para os mineiros que vivem na região.
Programação
Até esta sexta-feira (29), palestrantes de diversas instituições públicas e privadas (como Fiemg, Emater-MG, Invest Minas, entre outras) compartilham experiências e análises sobre o potencial econômico do Vale do Lítio. O fórum é, ainda, uma oportunidade para acompanhar projetos e ações de destaque nos estandes.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (foto), esteve presente ao evento nessa quinta-feira e destacou a relevância do fórum como espaço para compartilhamento de conhecimentos e de concepção de políticas públicas que catalisarão os pequenos empreendimentos na região.
“Esta é uma grande oportunidade para discutirmos não apenas sobre o lítio e nióbio, mas sobre toda a cadeia produtiva mineral e as potenciais riquezas e oportunidades que podemos criar”, afirmou o vice-governador.
Escritórios no Vale do Lítio
Durante o evento, o vice-governador anunciou a criação de escritórios regionais da Invest Minas, agência responsável pela promoção de investimentos e comércio exterior em Minas Gerais. Para liderar a iniciativa, o Governo de Minas convidou o presidente da Associação Comercial Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Salinas (ACE/CDL), Reginaldo Ferreira.
“Esta ação exigirá disposição para dialogar, habilidade para colaborar e responsabilidade para assegurar que os interesses da região sejam devidamente representados”, afirmou Simões.
Na organização do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional também participam a Prefeitura de Salinas, ACE/CDL de Salinas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Circuito da Cachaça, Fiemg, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de MInas Gerais (Idene), Invest Minas e empresas locais. Outras informações sobre o evento no link