Defesa Civil de Itabira apresenta novo Plano de Contingência Municipal

Publicado em

 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Itabira apresentou, nesta quinta-feira (28), o Plano de Contingência Municipal (Placon) para evitar desastres na cidade, especialmente no período chuvoso, que vai de outubro de 2023 a março de 2024. O plano tem o objetivo de orientar, planejar e executar ações de prevenção e recuperação durante situações de risco no município. O documento foi construído em parceria com a Vale, por meio da empresa Sete.

De acordo com a Prefeitura, o Placon estava desatualizado desde de 2013. Foi feito um novo mapeamento complexo de todo o território, considerando os bairros com maiores riscos de incidência de deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. O documento também inclui os Planos de Ação para Emergências de Barragens feitos pela Vale na cidade.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, considera o plano fundamental para entender a realidade da cidade e salvar vidas diante de situações de desastres. “Logo no início da minha gestão, nós não tínhamos uma equipe de Defesa Civil formalizada e instalamos essa equipe imediatamente. Quase dez anos após a última atualização, Itabira apresenta este plano fundamental para a Defesa Civil trabalhar com mais tranquilidade e previsibilidade. Hoje nós sabemos onde há riscos de problemas e por isso já foram investidos mais de R$ 7 milhões nessas áreas como forma de prevenção”, diz o prefeito.

Segurança da população de Itabira

A coordenadora da Compdec, Nilma Macieira, lembra que o Placon orienta as ações de proteção e Defesa Civil que serão realizadas pelos órgãos municipais para a segurança da população de Itabira, além de propor um plano anual de trabalho: “O Plano de Contingência Municipal possibilitou identificar um conjunto de atividades a serem executadas pelas diversas secretarias e órgãos municipais, orientadas para a proteção da população de Itabira e fortalecimento da ação municipal neste sentido”.

Na solenidade de apresentação do Placon também estiveram presentes representantes da Vale, da 12ª Cia de Policiamento Rodoviário, do 4° Pelotão de Bombeiros Militar de Itabira, da Cemig, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Polícia Militar de Meio Ambiente, Transita, Pronto- Socorro Municipal, Hospital Municipal Carlos Chagas, Hospital Nossa Senhora das Dores, do Samu, do Parque Estadual do Limoeiro, da Interassociação de Bairros, além de servidores da Defesa Civil de Itabira.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...