Forum de Desenvolvimento Econômico Regional mobiliza agentes públicos e privados no Vale do Lítio

Publicado em

 

Com programação durante esta semana no Vale do Lítio, está sendo realizada a edição de estreia do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional. O encontro reúne em Salinas, no Norte de Minas Gerais, líderes dos setores público e privado, empresários e empreendedores para debater estratégias que fomentarão o progresso da região.

O fórum é uma iniciativa conjunta do Sebrae Minas com diversos órgãos e empresas. Salinas e os municípios do Vale do Lítio, como Araçuaí, Capelinha e Teófilo Otoni, destacam-se na produção de lítio e nióbio. O estado é líder na produção mundial de nióbio, com a maior mina localizada em Araxá, responsável por 57% das reservas globais desse mineral, segundo o Governo de Minas.

Estudos do Serviço Geológico Brasileiro indicam a presença de 45 jazidas de nióbio no chamando ‘Vale da Esperança’, prometendo um impulso econômico significativo para os mineiros que vivem na região.

Programação

Até esta sexta-feira (29), palestrantes de diversas instituições públicas e privadas (como Fiemg, Emater-MGInvest Minas, entre outras) compartilham experiências e análises sobre o potencial econômico do Vale do Lítio. O fórum é, ainda, uma oportunidade para acompanhar projetos e ações de destaque nos estandes.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (foto), esteve presente ao evento nessa quinta-feira e destacou a relevância do fórum como espaço para compartilhamento de conhecimentos e de concepção de políticas públicas que catalisarão os pequenos empreendimentos na região.

“Esta é uma grande oportunidade para discutirmos não apenas sobre o lítio e nióbio, mas sobre toda a cadeia produtiva mineral e as potenciais riquezas e oportunidades que podemos criar”, afirmou o vice-governador.

Escritórios no Vale do Lítio

Durante o evento, o vice-governador anunciou a criação de escritórios regionais da Invest Minas, agência responsável pela promoção de investimentos e comércio exterior em Minas Gerais. Para liderar a iniciativa, o Governo de Minas convidou o presidente da Associação Comercial Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Salinas (ACE/CDL), Reginaldo Ferreira.

“Esta ação exigirá disposição para dialogar, habilidade para colaborar e responsabilidade para assegurar que os interesses da região sejam devidamente representados”, afirmou Simões.

Na organização do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional também participam a Prefeitura de Salinas, ACE/CDL de Salinas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Circuito da Cachaça, Fiemg, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de MInas Gerais (Idene), Invest Minas e empresas locais. Outras informações sobre o evento no link

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...