BNDES lança chamada pública para minerais estratégicos com investimentos de R$ 5 bilhões

Publicado em

 

Em um esforço conjunto para acelerar a transição energética, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram na terça-feira (7), uma chamada pública para incentivar o desenvolvimento de planos de negócios voltados para a transformação de minerais estratégicos.

O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva de minerais como lítio, níquel, grafite, silício e terras raras, que são cruciais para a fabricação de componentes usados em tecnologias limpas, como baterias, células fotovoltaicas e ímãs permanentes.

Detalhes sobre a chamada pública e como participar

A chamada pública estará aberta para o envio de propostas entre os dias 13 de janeiro e 30 de abril, com os resultados previstos para serem divulgados em 12 de junho. A iniciativa conta com um orçamento de R$ 5 bilhões, destinados tanto para a ampliação da capacidade produtiva quanto para pesquisas e inovações. O apoio será concedido por meio de diferentes modalidades, incluindo linhas de crédito, participação acionária em empresas e recursos não reembolsáveis.

O foco do investimento será em plantas industriais, assim como em plantas-piloto ou de demonstração, que possam integrar pesquisas em andamento e permitir a viabilização de novas capacidades industriais no Brasil. O BNDES prevê que a chamada pública tem o potencial de gerar investimentos de cinco a dez vezes o valor inicialmente disponibilizado.

Minerais estratégicos para a transição energética: um passo vital para o futuro

A exploração de minerais estratégicos, classificados como “minerais críticos”, é fundamental para assegurar a transição energética. Esses materiais são essenciais na produção de peças e equipamentos necessários para tecnologias verdes, como os painéis fotovoltaicos usados na geração de energia solar e as baterias para veículos elétricos.

No Brasil, o cenário é favorável para a expansão desse mercado de minerais estratégicos. O país possui as maiores reservas de nióbio do mundo, além da segunda maior reserva de grafite natural e a terceira maior de níquel.

Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de lítio e o terceiro maior produtor de silício, o que coloca o país em uma posição estratégica para impulsionar a produção de energia renovável e fortalecer seu mercado automotivo, que está em processo de eletrificação.

Este projeto visa não apenas aumentar a produção interna, mas também posicionar o Brasil como um líder na exportação desses minerais essenciais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a descarbonização global.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios