Diversibram debate os ganhos financeiros que a diversidade pode gerar às empresas

Publicado em

 

Está sendo realizada nesta terça-feira (19), de forma virtual, a 3ª Edição da Diversibram – A Mineração Sem Rótulos. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com o objetivo de debater as ações desenvolvidas pelo setor em prol da inclusão e diversidade e temas como a importância do aumento do número de mulheres na mineração, os principais desafios na liderança inclusiva, estratégias de atração de talentos, entre outros.

A abertura do evento ocorreu às 9h, com painel do qual participaram o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, e gestores de grandes empresas, como AngloGold Ashanti, Anglo American e BHP, além de representantes de instituições relacionadas à mineração.

Entre os destaques do dia, no início da tarde foi realizado o painel “Quais os ganhos financeiros reais para o incentivo à diversidade”. Participaram do painel a sócia da Mckinsey & Company, Paula Castilho, a sócia da EY, Daniela Brites, e a diretora de pessoas e cultura da Europa, CIS, e Turquia da Magnesita, Jeise Lúcia Moreira. O trabalho teve moderação da consultora Sênior e Head de Educação Corporativa da Mais Diversidade, Julia Drezza.

O tema foi desenvolvido a partir de estudos corporativos que comprovaram que trabalhadores que se sentem mais acolhidos e incluídos em ambientes diversos no trabalho tendem a produzir mais e melhor. “A gente vê que as empresas que são percebidas pelos trabalhadores como sendo mais diversas, elas superam frequentemente a performance financeira dos seus pares. Essa mesma correlação é verdadeira com relação à saúde organizacional. A gente usa uma ferramenta proprietária, o índice de saúde organizacional, que mede várias práticas de gestão. A gente também vê que quem tem melhor performance com esse índice de saúde organizacional são as empresas mais diversas”, explica Paula Castilho.

“Os colaboradores das empresas comprometidas com a diversidade querem permanecer por mais tempo, o que é muito bom para uma empresa que está pensando, por exemplo, em planejamento sucessório. Essas pessoas querem ser promovidas, então, tem essa questão do crescimento”, complementa a sócia da Mckinsey & Company, lembrando que a empresa faz o monitoramento do assunto desde 2007.

Já a sócia da EY, Daniela Brites, vê a diversidade como vantagem competitiva, para que organização aproveite de fato a capacidade gerada pelas diferentes opiniões, experiências e referências culturais das pessoas da organização: “A gente tem atuado cada vez mais dentro desse contexto de conscientização, de trazer a importância de cada vez mais a gente conseguir mensurar, trazer indicadores rigorosos, claramente bem definidos e quantificados. A gente consegue trazer de uma forma mais clara para as organizações um resultado do investimento no tema da diversidade (…) A própria EY vem trabalhando nessas pesquisas, temos vários estudos publicados, disponíveis no nosso site, onde a gente demonstra a importância disso”.

Programação da Diversibram

A 3ª Edição da Diversibram segue com programação até as 18h. Os painéis podem ser acompanhados em tempo real pelo Link.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios