Filho de mãe itabirana e pai santa-mariense, o ex-líder do Skank, Samuel Rosa, subiu ao palco do 50º Festival de Inverno de Itabira, na noite deste sábado (13), para fazer um dos shows mais aguardados de todo o evento.
Com um dos maiores públicos do Festival, até agora, o cantor se apresentou na Praça do Areão e fez questão de destacar sua proximidade com a cidade e seus moradores.
“Itabira é de uma tradição cultural imensa. Estou muito alegre em estar aqui, principalmente pela minha relação afetiva com a cidade. Minhas raízes são totalmente itabiranas”, revelou durante entrevista, no camarim, antes do show.
Samuel arrebata os fãs
O êxtase de Samuel foi evidenciado com as reações de surpresa e carinho vendo os fãs cantarem as músicas que fizeram sucesso na obra do Skank, além das novas que integram seu álbum de estreia da carreira solo, “Rosa”. Esse é um momento especial para a minha caminhada. Depois do último show do Skank, eu escolhi seguir tocando sucessos da banda, que são músicas que eu compus, e eu acho que as pessoas não esperariam de mim nada de diferente disso, até que chegasse meu disco de inéditas”.
O show, que mescla as novas e as antigas canções de Samuel, foi aprovado pelo público itabirano. Eufórica, a plateia dançou, cantou e interagiu com o cantor durante todo o show. E o que os itabiranos receberam foi um afeto imenso de Samuel Rosa. Durante a execução de diversas canções, ele pediu que a dinâmica da plateia fosse registrada, como os celulares acesos ao cantar “Sutilmente”, a explosão de pulos com “Jack Tequila” e o coro que acompanhou “Te ver”.
Aliás, os itabiranos não queriam deixar Samuel ir embora. O cantor encerrou o show com a tradicional música “Saideira”, mas os fãs não arredaram pé! Entoando o grito de “eu não vou embora”, a plateia insistiu até vê-lo voltar para executar mais algumas canções. Feliz, o cantor atendeu aos pedidos para tocar “Resposta” e apresentar mais uma inédita: “Rio dentro do mar”, a balada que arrancou sorrisos da plateia.
Trabalho solo bem recebido
Ao longo de todo o show, o cantor reforçou que Itabira seria um termômetro para a recepção de seu novo trabalho. Entre as músicas inéditas executadas, Samuel Rosa não escondeu a satisfação de ver que “Segue o jogo”, primeira canção da carreira solo lançada, vem ganhando o coração dos fãs. O DNA dele e de seu trabalho à frente do Skank está aparente na roupagem e na letra cativante.
Durante a entrevista no camarim, o artista já havia confessado sobre a sensação de seguir carreira solo. “É meio diferente, mas tenho total convicção que o ciclo com o Skank já tinha se cumprido, foram 30 anos com a mesma formação. E é normal que a força criativa da banda tenha se esmorecido, mesmo que defender nossas músicas no palco nunca tenha sido complicado”.
A decisão de ir em frente, com nova pegada, foi natural para ele.
“Eu acreditava que precisava de um outro ambiente para me desenvolver. E foi o que aconteceu. No disco “Rosa”, eu consegui compor bastante coisa e lancei 10 músicas. É um momento novo, em que eu não tenho mais aquele guarda-chuva de proteção do Skank, mas tenho minha bagagem, meu patrimônio musical e vem sendo divertido caminhar sozinho!”, confessou.
Diante da admiração do público itabirano ao recebe-lo no Festival de Inverno, não há dúvidas: Samuel Rosa acertou na escolha pela carreira solo, e encontrou na terra natal dos pais um séquito de fãs que assinam embaixo!
Confira galeria de fotos do show!
Não deixe de conferir a programação completa do 50º Festival de Inverno de Itabira!