O gênero musical Forró foi considerado uma expressão da cultura nacional. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, Senado e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (7).
Segundo esse ato, o forró é um dos gêneros musicais brasileiros mais autênticos. Incorpora ritmos tradicionais do Nordeste como baião, xaxado, coco e xote e existe há cerca de setenta anos. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as origens tradicionais do Foro patrimônio cultural brasileiro.
Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.
Conheça o ritmo Forró
O forró é um ritmo musical muito popular no Brasil, nascido no Nordeste por volta da década de 1930. A nomenclatura foi registrada foneticamente em 1937 na música “Forró na roça” de Manuel Queirós e Xerém, gravada pela gravadora RCA Victor.
Depois disso, o ritmo começou a se popularizar até se tornar um estilo musical reconhecido nacionalmente. O nome é proveniente do termo forrobodó, que tem o significado de festa, farra ou arrasta-pé.