Relacionamento e empregabilidade em 2024

Publicado em

Resultados positivos têm sido divulgados sobre geração de emprego, como a redução na taxa de desemprego, a sua formalização através da assinatura da carteira de trabalho e o crescente do número de profissionais que conseguiram aumento salarial real. Mas quando se fala em relacionamento e empregabilidade, nota-se, no entanto, que encontrar uma colocação no mercado de trabalho continua uma tarefa difícil.
Nas últimas décadas, a grande competitividade no mundo dos negócios tem exigido muito mais das empresas, que por sua vez, e por conseqüência exigem muito mais dos seus empregados. Com a crescente competitividade profissional, as características que alavancam um profissional a ser bem-sucedido vão muito além da formação acadêmica e cultural.
Assim, uma das ferramentas com cada vez mais importância para determinar novas oportunidades de carreira é a rede de contatos e de relacionamentos, atualmente definida por muitos como networking. A importância do networking vai muito além, sendo considerada um dos fatores de empregabilidade.
Por meio da sua rede de contatos, você recebe novas informações, fica sabendo sobre eventos e, conseqüentemente, tem acesso a oportunidades. Pesquisas recentes indicam que 73% das pessoas encontraram seu último emprego através de networking, ou seja, trabalhando a rede de contatos.

Servir melhor fortalece o relacionamento

São inúmeras as oportunidades de se fazer networking, incluindo reuniões de classes de profissionais, eventos sociais, em cursos e treinamento e feiras de negócios. O profissional deverá decidir quais os tipos e lugares que funcionam melhor para dar andamento à sua atividade de networking
Finalmente,  diz o principal lema de Rotary Internacional: “Mais se Beneficia Quem Melhor Serve”.  Uma dica interessante de fazer relacionamentos é participar de clubes de serviços e de trabalhos voluntários. Como diz um velho ditado popular, “é ajudando que somos ajudados”. Investir tempo e até recursos financeiros para auxiliar pessoas faz um bem danado.
1 6
Reginaldo Calixto  é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Foi, em Itabira, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, além  de provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e Presidente da Associação Industrial e Comercial de Itabira (Acita).
Instagram:@reginaldocalixto_
Whatsapp: 31 988087740

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...