Franquia é uma boa possibilidade para não começar do zero

Publicado em

 

Iniciar um próprio negócio é um desafio nos dias atuais, por isso o futuro empreendedor precisa ser inteligente e estudar as oportunidades para obter sucesso em seu investimento. Uma das opções que tem crescido nos últimos anos e que ajuda a queimar etapas é o sistema de franquias.

A franquia tem legislação própria, por meio da LEI Nº 13.966, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019. Trata-se de uma operação comercial em que o franqueador, pessoa jurídica que dispõe da marca ou patente de produtos e/ou serviços, cede e autoriza mediante contrato ao franqueado, futuro empreendedor e pessoa física que adquire uma franquia, o direito de uso e comercialização da marca através da cobrança de royalties, que é a remuneração em contrapartida à cessão dos direitos da franquia. O franqueador, eventualmente, também cede o direito de uso da tecnologia de implantação e administração do negócio.

A modalidade de negócios através de uma franquia oferece inúmeras vantagens. O empreendedor geralmente participa de uma marca consolidada e de prestígio, conta com a experiência do franqueador que contribui para minimizar os riscos, possibilita maior troca de experiência, conta com orientações permanentes na gestão e operação do negócio através de treinamentos e consultorias.

Embora ofereça inúmeras vantagens, a modalidade de franquia exige muita cautela e atenção. O conhecimento do sistema de franquias, suas particularidades, vantagens e desvantagens, a avaliação do negócio que mais se encaixa com o perfil do empreendedor e com as oportunidades locais são recomendações importantes. Tomar decisões em momento de emoção ou de encantamento não é indicado. Para não correr riscos, solicitar orientação de especialistas para realizar análises econômica e financeira, sem a interferência de qualquer fator emocional, é fator chave para sucesso.

Existem atualmente franquias de vários segmentos e mercados, desde bares, boates e lanchonetes até farmácias e laboratórios. Com a finalidade de auxiliar os futuros empreendedores, existem disponíveis na internet vários portais que apresentam uma variedade de ideias de negócios.

Portanto, mãos à obra. Faça a diferença, seja um empreendedor!

1

Por Reginaldo Calixto

Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...