Meu negócio é lucrativo?

Publicado em

 

Ainfal, meu negócio é lucrativo? Essa é uma pergunta comum de muitos empresários. Em trabalhos de consultoria, visitas a clientes e participação em eventos e encontros de negócios, percebo que existem empresários que não conseguem saber se sua empresa apresenta resultados positivos ou não. Alguns sabem que sobra dinheiro no final do mês. Outros acham que suas empresas apresentam prejuízos, mas ao mesmo tempo, nem eles e nem seus membros familiares passam por necessidades. Outros acreditam que o seu negócio vai mal.

Muitos empreendedores têm dúvidas quanto à rentabilidade de seu empreendimento, ou seja, se ela é ou não lucrativa. Para que uma empresa seja considerada lucrativa, é preciso que apresente uma rentabilidade compatível com o risco inerente ao negócio, e ainda, que seu lucro líquido remunere o capital investido pelos sócios.

Numa pesquisa que realizei, recentemente, a maioria dos micros e pequenos empresários do segmento comercial acreditavam que o lucro da sua empresa era de 25% sobre as suas vendas. No entanto, o lucro médio das empresas nos últimos anos foi de 2,5% das receitas, segundo estudos e publicações realizados empresas especializadas. Dessa forma, alguns têm uma falsa consciência do que está realmente acontecendo.

Ocorre que a maioria dos empreendedores – principalmente os pequenos – investe grande parte de seu tempo e energia nas atividades rotineiras da empresa, relacionadas à compra, à venda, à logística e à reposição de estoques. Porém, não têm as informações necessárias para analisar a lucratividade do negócio. Nesse caso é recomendada a contratação de uma profissional especializado em consultoria que auxiliará a verificar se a empresa é ou não rentável, qual o prazo necessário para a recuperação do investimento e outras informações de importância gerencial. Acontece, também, que pela falta de conhecimentos, alguns empresários trabalham a vida inteira e, na realidade, ou estão “empatando” ou até mesmo tendo prejuízos.

Negócio deve agregar valor

Enfim, a empresa lucrativa de hoje e do futuro, é aquela que consegue agregar um valor real e atender os desejos de seus clientes. Se sua empresa não está agregando valor e atendendo as necessidades de seu cliente, o seu empreendimento não possui um modelo de negócios lucrativo a médio e longo prazo.

Quanto mais importante sua empresa for para o cliente, mais lucrativa ela será. O que você deve fazer para descobrir como adaptar a sua empresa ao seu cliente? É fácil, faça uma pesquisa e converse com ele. Ele lhe mostrará o que fazer!

1 6
Reginaldo Calixto é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Foi, em Itabira, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, além de provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e Presidente da Associação Industrial e Comercial de Itabira (Acita).
Instagram:@reginaldocalixto_
Whatsapp: 31 988087740

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...