Reginaldo Calixto: Empresa familiar

Publicado em

 

No atual mundo dos negócios, a empresa familiar ocupa espaço importante na economia de vários países. No Brasil não é diferente e essas empresas estão crescendo e se internacionalizando.

Em um primeiro momento, o empreendedor inicia um negócio dividindo com sua companheira algumas tarefas. Posteriormente, os filhos e parentes próximos são envolvidos nas atividades, criando-se, assim, uma empresa familiar.

As organizações familiares conseguem garantir forças fundamentais para o seu sucesso e apresentam importantes vantagens, como: interesses comuns, confiança mútua, facilidade na comunicação e autoridade reconhecida. No entanto, além das dificuldades externas – concorrência, carga tributária elevada, falta de capital de giro, falta de crédito – também, lidar com a administração, confusão entre laços familiares e profissionais, bem como a sucessão da organização, são exemplos de conflitos internos que podem ocorrer.

O avanço da tecnologia e a necessidade cada vez de mais inovação em todos os segmentos de negócios exigem profissionalização na administração. Determinadas situações demandam a contratação de profissionais fora do grupo familiar. Todavia, o desejo de manter a gestão do negócio “em família” e o receio de perder o controle inibem a abertura da gestão de grande parte das empresas familiares. Dessa forma, o apego à administração tradicional e o continuísmo poderão prejudicar a inovação, dificultar o crescimento e colocar em risco a continuidade das atividades.

Os membros de uma empresa familiar têm que mostrar inteligência e visão de negócios para não confundirem os laços familiares ou mesmo afetivos com os profissionais. Muitos gestores não resistem à tentação de seguir em um estilo de administração, excessivamente, paternalista em relação aos seus empregados, membros da família. Irregularidades, inclusive em casos de desvios, voluntários ou não, de recursos da empresa acabam “ficando debaixo do tapete”. Punição exemplar é indicada para lidar com tais situações.

A sucessão em uma empresa familiar é uma decisão que exige preparo e por esse motivo é adiada por tempos, até ser tarde demais. Por outro lado, mesmo que o processo de sucessão tenha sido preparado e bem conduzido, não é garantia de sucesso, pois muitas empresas não resistem à saída de seu fundador. Portanto, para que a sucessão transcorra dentro da normalidade é essencial que haja um planejamento prévio e isso deve ser tratado antecipadamente e, de preferência, enquanto o fundador ainda estiver vivo e atuante.

As empresas familiares têm um significado expressivo no mercado mundial – inclusive algumas são lideres em seus respectivos segmentos de atuação – o que demonstra que podem ser modernas e competitivas, mesmo com forte presença familiar no seu controle e no seu quadro de funcionários. Portanto, empreendimento familiar pode ser uma excelente oportunidade de ingresso no mundo dos negócios, geração de emprego e renda.

1 6
Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...