O verdadeiro valor do cliente

Publicado em

 

O verdadeiro valor do cliente: Segundo um estudos realizados pelo Sebrae, metades das empresas são extintas antes de completar 24 meses de vida. As principais causas que contribuem para mortalidade precoce são a falta de planejamento, acesso a financiamentos, alta carga tributária e a burocracia, ainda segundo o levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ouviu empresas instaladas no estado do Rio de Janeiro, demonstrou qual a formula de sucesso das empresas com mais de 10 anos de funcionamento. A pesquisa foi realizada com 260 empresários e mostrou que o bom atendimento, produto de qualidade e preço justo oferecidos aos clientes são os principais fatores determinantes para longevidade das micro e pequenas empresas.

Já se foi o tempo em que bastava fabricar um produto ou serviço e colocá-lo no mercado para que os clientes comprassem. Conhecer suas necessidades, desejos e as suas preferências são fundamentais para qualquer empreendedor nos dias de hoje. Atender bem ao cliente não é simplesmente recepcioná-lo na empresa, ser cortês ao telefone, ou retornar imediatamente o seu e-mail. Atender bem ao cliente, nos dias de hoje, é poder antecipar-se às suas necessidades e atende-las prontamente.

Dialogar com o cliente

Entender a sua real necessidade! Na minha opinião, este é o principal ponto de todo o processo de um excelente atendimento. Baseia-se na ideia de que é necessário ouvir e conversar com o cliente. Uma etapa preliminar e de igual importância consiste em treinar e desenvolver nos colaboradores da empresa a habilidade de escutar e de dialogar com os clientes.

Fazer perguntas para descobrir as necessidades e desejos de forma aberta e interativa e, principalmente, ouvir com atenção são pontos imprescindíveis para identificar oportunidades de servir e atender o cliente. É preciso investir nosso tempo às pessoas para que elas possam nos informar sobre elas mesmas, seus interesses e problemas. Portanto, devemos saber escutar com atenção e interesse.

Finalmente, os clientes estão cada vez mais exigentes e por sua vez os concorrentes apresentam ofertas iguais ou melhores, portanto, para que seu um atendimento se destaque é preciso surpreendê-lo.  Preocupa-se, de verdade, com as necessidades e se interessar em ajudar as pessoas e servir sempre se torna fundamental já algum tempo. Clientes satisfeitos é, ao meu ver, a chave para o sucesso de qualquer negócio bem sucedido e clientes fiéis são essenciais para continuidade e existência de qualquer empresa. Bons negócios.

1 6
Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...