O Cânion do Peixe Tolo está localizado bem escondido numa vertente da Serra do Intendente, mais precisamente ao lado direito da Cachoeira Rabo de Cavalo. O acesso aos cânions é pelo Itacolomi, no sentido à Cachoeira Rabo de Cavalo, porém, segue a estrada na ponte de cimento a direita, acessando a região das comunidades de Baú, Candeias e Cachoeira da Fumaça.
No Cânion existem algumas quedas d’água. A principal e mais imponente é conhecida como Cachoeira da Bocaina pelos moradores locais e como Cachoeira do Peixe Tolo pelos turistas e visitantes.
Existem algumas teorias sobre o nome “Peixe Tolo”. A principal diz que existiam muitos peixes no lugar e que, há muito tempo atrás, os moradores antigos pescavam com sacos e peneiras, pois o rio é muito raso e com muitas corredeiras. Dessa forma, era muito fácil pegar os “peixes tolos” que existiam no rio.
A região é privilegiada, com inúmeras paisagens bucólicas. Seguindo em direção ao município de Congonhas do Norte, temos vários outros atrativos naturais, que são bem próximos ao local.
No período de chuvas intensas, como em janeiro, temos as mais lindas cachoeiras sazonais brotando por todo o paredão do cânion. É lindo, mas é impossível atravessar o rio neste período. Recomenda-se a contratação de guias locais, uma vez que estes conhecem bem os acessos e áreas de escape caso seja necessário a retirada de banhistas pela elevação do nível da água.
As trilhas de acesso possuem grau de dificuldade intermediária, nem fácil e nem muito difícil. No entanto, há uma caminhada por trilha até o leito do rio, seguindo por ele até o fim do Cânion, onde está a cachoeira da Bocaina.
Leandro Vida
Proprietário da agência de receptivo turístico local A Solução da Vida ao Ar Livre, em Conceição do Mato Dentro (MG) e região.