Cachoeira do Tabuleiro – O cartão postal de Conceição do Mato Dentro

Publicado em

Conceição do Mato Dentro é considerada a capital mineira do Ecoturismo devido às suas belezas naturais e atrativos turísticos,. O mais famoso deles é a cachoeira do Tabuleiro, eleita a Sétima Maravilha da Estrada Real pela revista Quatro Rodas no ano 2000. A cachoeira do Tabuleiro, com seus 273 metros de queda, é a maior de Minas e a terceira maior do Brasil. Ela está inserida no Circuito Serra do Cipó, braço da Serra do Espinhaço, onde está localizado o Parque Estadual Serra do Intendente e o Parque Natural Municipal da Cachoeira do Tabuleiro. O cartão postal está localizado a 167 km da capital, Belo Horizonte, e está conectado à cidade através da rodovia MG-010, passando por Lagoa Santa e pela Serra do Cipó. 

De acordo com a tradição, a cachoeira foi ‘descoberta’ em meados do século XVIII pelo Bandeirante Borba Gato, revelando assim um potencial enorme para lavras de ouro. Diz a lenda a origem do nome Tabuleiro é uma referência às mulheres do vilarejo, as quais iam para os povoados vizinhos equilibrando em suas cabeças os ¨tabuleiros¨ repletos de quitandas (bolos, doces, roscas e pães) que faziam para vender. Quando chegavam em Conceição do Mato Dentro, era comum as pessoas dizerem ¨Lá vêm as mulheres do Tabuleiro¨. 

Neste atrativo cênico, temos três opções de passeios: visitar a cachoeira na parte superior da queda, com lugar para banho, passando pelos distritos de Três Barras e Cubas, com uma caminhada de baixo grau de dificuldade que dura em torno de 45 minutos. Outra opção é  ir ao poço localizado na parte de baixo, com lugar para banho e de grau de dificuldade de médio a alto. Nessa opção, a caminhada pode ter duração de uma hora e meia. A terceira opção é ir somente ao mirante para contemplar a paisagem. A caminhada dura, em média, 15 minutos, sem local para banho. Independente da opção, os três passeios valem a pena. Tabuleiro é uma vila bucólica, simples e tranquila, com cerca de 600 habitantes, por isso, recomendamos as três atividades.

Quer conhecer a Cachoeira do Tabuleiro de perto? A Solução da Vida ao Ar Livre – Receptivo Turístico, em Conceição do Mato Dentro, monta seu roteiro de acordo com o seu gosto e perfil para fazer da sua experiência a melhor possível!

IMG 20230403 WA0047 e1680804357714
Foto: Leandro Vida
WhatsApp Image 2023 04 20 at 06.57.28 e1682099903143
Foto: Leandro Vida
WhatsApp Image 2023 04 20 at 06.57.28 2 e1682099932226
Foto: Leandro Vida

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios