A era do administrador de competências e habilidades especiais

Publicado em

 

Administrar uma organização é mais do que tomar decisões baseado em informações ou previsões. O administrador, antes de tudo, deve possuir características próprias, tais como: liderança, criatividade e motivação.

Considerando as mudanças constantes no mundo dos negócios em um contexto globalizado, o administrador da atualidade deve ter a capacidade de liderar equipes para atingir as metas e resultados; criatividade para encontrar soluções em momentos de dificuldades e motivação para viabilizar as mudanças necessárias para a busca contínua da inovação. Jamais ficar parado esperando que as novidades o atinjam e o ultrapassem.

Mas, afinal, o que faz o Administrador? Trata-se de um indivíduo responsável pelo gerenciamento do dia a dia da instituição, seja do setor privado ou público e, ainda, pelo planejamento a curto, médio e longo prazo visando sempre a existência e sustentabilidade da instituição.

A atuação do Administrador é bastante ampla, indispensável para qualquer tipo ou porte de empresas ou organização. Atua em diversos segmentos, como o financeiro, comercial, logístico, compras, recursos humanos, marketing, entre outras. O centro das atenções do administrador nesses tempos de economia globalizada e recursos limitados, em razão de altas taxas de juros, será sempre a inovação.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a inovação é fruto da criação de algo totalmente novo, mas com razoável frequência é o resultado da reinvenção de algo já existente que não necessita, obrigatoriamente, do uso de novas tecnologias.

A inovação, quando cria aumento de competitividade, é considerada um fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, pois, além de oferecer produtos e serviços com maior eficiência e preços competitivos, contribui para a geração de emprego, renda e fomento da economia.

Finalmente, em um ambiente onde a mudança é a única certeza, os administradores se garantem pela sua competência e habilidades especiais para orientar, motivar e definir metas para alcançar os melhores resultados. Independentemente do tamanho do negócio que administra ou pretende um dia administrar, devem sempre ter o foco na busca dos objetivos e resultados pensando no cliente. No entanto, também deverão atender as expectativas de todos os envolvidos na cadeia produtiva do negócio, em especial dos funcionários, fornecedores de produtos e de serviços.

Reginaldo

Por Reginaldo Calixto

Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...