Administrar uma organização é mais do que tomar decisões baseado em informações ou previsões. O administrador, antes de tudo, deve possuir características próprias, tais como: liderança, criatividade e motivação.
Considerando as mudanças constantes no mundo dos negócios em um contexto globalizado, o administrador da atualidade deve ter a capacidade de liderar equipes para atingir as metas e resultados; criatividade para encontrar soluções em momentos de dificuldades e motivação para viabilizar as mudanças necessárias para a busca contínua da inovação. Jamais ficar parado esperando que as novidades o atinjam e o ultrapassem.
Mas, afinal, o que faz o Administrador? Trata-se de um indivíduo responsável pelo gerenciamento do dia a dia da instituição, seja do setor privado ou público e, ainda, pelo planejamento a curto, médio e longo prazo visando sempre a existência e sustentabilidade da instituição.
A atuação do Administrador é bastante ampla, indispensável para qualquer tipo ou porte de empresas ou organização. Atua em diversos segmentos, como o financeiro, comercial, logístico, compras, recursos humanos, marketing, entre outras. O centro das atenções do administrador nesses tempos de economia globalizada e recursos limitados, em razão de altas taxas de juros, será sempre a inovação.
Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a inovação é fruto da criação de algo totalmente novo, mas com razoável frequência é o resultado da reinvenção de algo já existente que não necessita, obrigatoriamente, do uso de novas tecnologias.
A inovação, quando cria aumento de competitividade, é considerada um fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, pois, além de oferecer produtos e serviços com maior eficiência e preços competitivos, contribui para a geração de emprego, renda e fomento da economia.
Finalmente, em um ambiente onde a mudança é a única certeza, os administradores se garantem pela sua competência e habilidades especiais para orientar, motivar e definir metas para alcançar os melhores resultados. Independentemente do tamanho do negócio que administra ou pretende um dia administrar, devem sempre ter o foco na busca dos objetivos e resultados pensando no cliente. No entanto, também deverão atender as expectativas de todos os envolvidos na cadeia produtiva do negócio, em especial dos funcionários, fornecedores de produtos e de serviços.
Por Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira