Crise hídrica: seca obriga Saae a fazer captação emergencial de água em Itabira

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O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informou nesta terça-feira (13) que o abastecimento de água na cidade minerada está comprometido pela seca. Para recuperar parte da vazão perdida, a autarquia municipal irá recorrer à captação e bombeamento emergencial de água bruta no Córrego Rio de Peixe, para suprir parcialmente a demanda.

De acordo com o órgão, a água captada será enviada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza nos próximos dias, acrescentando aproximadamente 50 litros por segundo (l/s) ao sistema de abastecimento da cidade.

Ainda segundo o Saae, para realizar essa nova captação foi preciso solicitar outorga emergencial junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e realizar processos de aquisição de materiais e equipamentos.

O Saae destaca que tem dialogado com Prefeitura, Ministério Público, Aecom e Vale sobre formas alternativas para enfrentar a escassez hídrica. Desde de julho a Vale passou a fornecer cerca de 30 l/s a mais por dia, por meio dos sistemas Areão, Anel Hidráulico e ETA Rio de Peixe. Porém, devido a intensidade da seca, o volume não tem sido suficiente para equilibrar o sistema de abastecimento da cidade.

Captacao ETA Pureza 13.08.2024 Foto Acom Saae Itabira 3
Manancial da Pureza atingu nível crítico com a seca prolongada

Saae recomenda uso racional da água

Diante da situação, o Saae orienta os moradores a utilizarem a água com racionalidade, evitando desperdícios. Entre as ações recomendadas, banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar veículos e calçadas, além de reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos.

O órgão lembra que, de acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. “Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”, esclarece o Saae.

Canais de atendimento

O Saae disponibiliza ao consumidor canais para comunicar problemas no abastecimento de água e na rede de esgoto. O Serviço de Atendimento ao Cliente é feito pelo telefone 115. O serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. O atendimento também pode ser feito por meio do WhatsApp: (31) 3839-1330.

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