Morreu nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, aos 90 anos, Maria Leonor Gonçalves de Oliveira. O anúncio foi feito nas redes sociais por seu filho, o prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação Mineira dos Municípios de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira.
Além de mãe de José Fernando e da empresária Maria Cecília (foto), gestora da Rádio Bom Jesus do Matozinhos, Leonor foi esposa de José Aparecido de Oliveira (1929-2007), político conhecido por tornar Conceição do Mato Dentro um dos principais polos de decisões políticas de Minas Gerais e, por muitas vezes, do Brasil. Entre seus cargos mais destacados estão o de secretário do ex-presidente Jânio Quadros, governador do Distrito Federal, ministro da Cultura e embaixador do Brasil na capital portuguesa, Lisboa.
Primeira dama do Distrito Federal entre 1985 e 1988, Leonor também era conhecida por ser uma habilidosa articuladora política nos bastidores, importante suporte moral e intelectual para o marido. Atualmente, os filhos do casal seguem o legado dos pais como figuras de destaque associadas a Conceição do Mato Dentro, cidade que é a maior produtora de minério de ferro de Minas Gerais e a terceira do Brasil.
Formada em Direito, funcionária pública, Maria Leonor aposentou-se como Procuradora da Caixa Econômica Federal. Era também formada em Língua e Literatura Francesa. Foi embaixatriz do Brasil em Portugal, acompanhando o marido.
A causa da morte não foi divulgada. O velório será neste domingo (21), a partir das 9h, no Paço Municipal, à Rua Daniel de Carvalho, 161, no Centro de Conceição do Mato Dentro. O sepultamento será às 15h da mesma data, no Velório Municipal.
Atualizado em 20/01/2024, às 9h25