Aconteceu neste sábado (22), em Itabira, o simulado anual que faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). A ação, realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), juntamente com a Vale, tem caráter preventivo e visa orientar a população local quais medidas de segurança devem seguir em caso de alguma gravidade.
A atividade contou com a participação de representantes da Defesa Civil de diferentes cidades da região e outras entidades de segurança pública do município.
Para os organizadores, mesmo não aparecendo o público esperado (em torno de 16 mil pessoas) a ação foi realizada de forma tranquila e rápida.
Tendo como foco os residentes das Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Combuca I, Combuca II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal, os participantes, após o toque da sirene indicando o início da atividade, seguiram as rotas de fuga com destino ao ponto seguro mais próximo. Pensando na segurança de todos os envolvidos, as vias que tinham acesso aos 29 bairros envolvidos na ação tiveram o seu trânsito interditado até a finalização do simulado.
Os 29 bairros mobilizados foram: Abóboras; Água Fresca; Bálsamos; Barro Branco; Bela Vista; Belvedere; Campestre; Conceição; Condomínio Vila Técnica Conceição; Engenho; Fênix; Gabiroba de Baixo; Gabiroba de Cima; Hamilton; Jardim dos Ipês; João XXIII; Juca Rosa; Laboreaux; Machado; Madre Maria de Jesus; Morro dos Tocos; Nossa Senhora das Oliveiras; Nova Vista; Palmeiras. Palmital. Praia; Riveira de Cima; Rio do Peixe; Santa Ruth; Vale do Sol; Vila Bethânia e zona rural de Itabira.