A Prefeitura de Itabira vem realizado diversos encontros com a população para tratar do Orçamento Participativo. A medida ajuda o município a definir, com a participação dos cidadãos, onde e de que forma vão ser aplicados os recursos públicos no próximo ano.
No último domingo, 25 de junho, o prefeito Marco Antônio Lage participou da etapa que ouviu demandas de moradores dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. A assembleia teve grande participação das comunidades para definir as obras prioritárias para 2024.
O prefeito destacou o caráter democrático do Orçamento Participativo: “Oferecer à população a oportunidade de participar das decisões do município é um gesto de transparência e colaboração. Logicamente, a gente tem um mapeamento das ações prioritárias, mas buscamos agregar com o olhar de quem está na ponta, vivenciando as comunidades. O OP é uma ferramenta especial, que vem para somar nessa que já era uma gestão muito preocupada com os bairros e distritos da cidade”, disse Marco Antônio.
Obras
Em Ipoema, entre as obras escolhidas como prioritárias, destaque para a pavimentação do morro da comunidade da Cabeceira do Tanque. O município deverá investir cerca de R$ 1 milhão para realizar a melhoria. Já em Senhora do Carmo, a população elegeu, entre outras prioridades, a construção de poço artesiano na comunidade de Salgado de Baixo, para a qual foram previstos R$ 500 mil em recursos.
No próximo mês de julho ainda estão previstas assembleias do Orçamento Participativo em outras regiões do município. No site da Prefeitura estão disponíveis as datas e locais dos próximos encontros e também a lista das obras definidas pelas assembleias de Ipoema e Nossa Senhora do Carmo.