Polícia Civil conclui inquéritos de homicídios cometidos nos primeiros meses de 2024, em Itabira

Publicado em

 

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (19) ter concluído os inquéritos de dois homicídios cometidos em Itabira nos últimos meses. O primeiro deles ocorreu em fevereiro, quando um homem se aproximou e atirou na vítima, enquanto ela consertava o carro na garagem de casa. Ela estava debaixo do veículo quando foi atingida por disparos de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações indicaram que o crime foi motivado por disputa no tráfico de drogas. Na ocasião, arma do crime foi apreendida pela Polícia Militar. A Polícia Civil remeteu o inquérito à Justiça e, caso condenado, a pena do réu pode chegar a 30 anos de prisão.

O segundo caso ocorreu no último mês de maio, quando um homem chamou o tio à porta de casa e atirou contra ele várias vezes com uma pistola calibre .40, fugindo de moto, em seguida. O autor ainda retornou ao local do crime, mas se deparou com a Perícia Técnica da Polícia Civil. Ele fugiu novamente quando os policiais militares perceberam sua presença.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu porque o tio do autor construiu um muro nos fundos de casa, o que o atrapalhava de vender os entorpecentes. O caso também foi remetido à Justiça e pode render pena de 30 anos de prisão em caso de condenação do autor.

Itabira na terceira posição em ranking de homicídios

Itabira atingiu uma marca negativa no ranking de homicídios do estado, ocupando a terceira posição, conforme dados do Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira (18). O  estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) considera dados referentes a 2022

No caso dos municípios com população superior a 100 mil habitantes, o que ocorre em apenas 34 cidades das 853 do estado, Governador Valadares foi a cidade mais violenta de Minas Gerais, com 34,6 pontos, enquanto a terra do Poeta Drummond obteve 27,4 pontos no ranking.

Entre as cidades com menos de 100 mil habitantes, as que obtiveram piores resultados foram São João do Manteninha (93,8 por 100 mil), Periquito (91,6) e Alpercata (86,9), também no Leste Mineiro.

No ranking por regiões, os destaques negativos são o Vale do Mucuri – representado por Nanuque (77,1) e Carlos Chagas (48,3) — seguido pelo Vale do Jequitinhonha, com destaque negativo parar Medina (49,6), Pedra Azul (49,2) e Jordânia (48,5).

Outros 354 municípios de Minas Gerais não registraram homicídios em 2022, o que representa um percentual de 41,5% entre as cidades.

Homicídios em 2002 – Cidades com mais de 100 mil habitantes

  1. Governador Valadares (34,6)
    2.Nova Serrana (29,4)
    3.Itabira (27,4)
    4.Betim (24,8)
    5.Sabará (24,7)
    6.Ribeirão das Neves (24)
    7.Vespasiano (22,4)
    8.Ibirité (22,3)
    9.Coronel Fabriciano (19,1)
    10.Araguari (18,7)
    11.Sete Lagoas (18,5)
    12.Contagem (18,3)
    13.Belo Horizonte (17,6)
    14.Juiz de Fora (17,4)
    15.Teófilo Otoni (14,6)
    16.Divinópolis (14,3)
    17.Santa Luzia (14,1)
    18.Patos de Minas (13,8)
    19.Ituiutaba (13,7)

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios