Itabira é a cidade natal do estimado poeta Carlos Drummond de Andrade, além de abrigar a Companhia Vale do Rio Doce, que foi fundada ali em 1942 para extrair minerais das minas locais. Graças a isso, a cidade e seus arredores possuem inúmeros hotéis e pousadas que atendem tanto a visitantes de negócios quanto a turistas.
E foi pensando no potencial turístico e como esse setor pode capitalizar recursos que a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) incentiva a implantação de pomares em terras rurais, tanto como atividade principal quanto para enriquecer a alimentação e complementar a renda familiar.
Saiba mais sobre o projeto de implantação dos pomares em áreas rurais de Itabira
Na primavera e no verão, aproveitando o período de chuvas, recomenda-se adubar uma vez, com intervalo de cerca de 60 dias, utilizando adubo orgânico e/ou adubo químico em Itabira.
Dependendo da variedade, o fruto deve ser colhido em condições adequadas de maturação para aproveitar ao máximo o seu sabor e textura característicos. Quando produzida em excesso, a fruta pode ser utilizada no preparo de polpa para sucos, doces ou geleias.
Tomemos como exemplo os pomares familiares, que possuem menos plantas e atendem principalmente ao consumo doméstico e não necessitam de grandes espaços.
A Emater-MG mantém em seu site na Internet (www.emater.mg.gov.br) a cartilha “Pomar Doméstico”, disponível no banner “Livraria Virtual”, que traz um quadro informando os espaçamentos adequados para cada espécie de frutífera, além de orientações de cultivo.