Na manhã deste domingo, dia 08 de janeiro, um funcionário da Vale denunciou o possível rompimento de taludes na barragem de Itabiruçu em Itabira, Minas Gerais.
Moradores da região e motoristas que circulavam próximo à barragem de Itabiruçu notaram um deslize de terra nos taludes construídos para o alteamento da estrutura. De acordo com um funcionário da Vale, as fortes chuvas ocasionaram no rompimento de parte dos taludes. O funcionário não quis se identificar e informou que a falta da vegetação (que deveria ser implementada no local) seria uma possível causa do ocorrido.
A barragem de Itabiruçu teve suas atividades paralisadas em outubro de 2019. De acordo com a Vale, a barragem adotou o protocolo de emergência em Nível 1 durante a paralisação por recomendação da ANM (Agência Nacional de Mineração).
Em nota, a Vale esclareceu o ocorrido. De acordo com a mineradora, a barragem Itabiruçu de Itabira está estável e sem riscos associados às chuvas. Leia a nota na íntegra:
“A Vale esclarece que a barragem Itabiruçu, do Complexo Itabira, está estável, operando normalmente, e sem risco associado ao período chuvoso. Importante destacar que a estrutura é monitorada, permanentemente, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), além de passar por inspeções periódicas de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.”