Prefeitura de Ipatinga celebra recorde de abertura de empresas e geração de empregos nos últimos 4 anos 

Publicado em

 

Recém-empossado para um segundo mantado, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, celebrou os resultados de geração de empregos formais e abertura de empresas registrados na cidade polo do Vale do Aço nos últimos quatro anos. O prefeito chama a atenção para os últimos números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, referentes ao novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), cuja metodologia começou a ser aplicada a partir de 2020.

Conforme o levantamento divulgado pela Prefeitura, o saldo de empregos formais criados chegou a 9.227 no período de janeiro de 2021 a novembro de 2024. Os números de dezembro ainda não foram computados.

“O desempenho da economia no governo atual se mostra ainda mais superlativo quando comparado com o último ano do governo anterior. Em 2020, Ipatinga teve um saldo negativo de empregos de 3.946, ou seja, considerando as admissões e demissões, a perda de postos de trabalho foi de quase 4.000. No período de 2.010 a 2.019, a perda de empregos formais em Ipatinga chegou ao impressionante número de 9.584”, celebra o Executivo.

Ainda de acordo com o levantamento, o setor de serviços foi o que mais impactou positivamente na criação de empregos formais no período, representando um saldo de 6.015 admissões. Em segundo lugar, a indústria de transformação contribuiu com mais 2.008 postos de trabalho. O comércio também teve bom desempenho, com 1.217. Já a construção civil se mostrou estável, sem que o número de demissões superasse as contratações.

O Caged foi instituído pela Lei nº 4.923, em 23 de dezembro de 1965, como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT.

 Investimentos em Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga avalia que o município também promoveu grandes oportunidades para investimentos empresariais, por conta da confiança e o clima de estabilidade política, oferecendo condições para que fossem abertas 21.788 empresas, sendo 5.507 como MEI (Microempreendedor Individual) e 16.281 por outros CNPJ’s (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Os dados são do Sebrae.

“Esse resultado só reforça que Ipatinga está no caminho certo, criando um ambiente seguro para quem quer investir, atraindo empresas do Brasil e do mundo e, consequentemente, gerando mais empregos e renda para a população”, comemorou o prefeito Gustavo Nunes.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios