Recém-empossado para um segundo mantado, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, celebrou os resultados de geração de empregos formais e abertura de empresas registrados na cidade polo do Vale do Aço nos últimos quatro anos. O prefeito chama a atenção para os últimos números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, referentes ao novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), cuja metodologia começou a ser aplicada a partir de 2020.
Conforme o levantamento divulgado pela Prefeitura, o saldo de empregos formais criados chegou a 9.227 no período de janeiro de 2021 a novembro de 2024. Os números de dezembro ainda não foram computados.
“O desempenho da economia no governo atual se mostra ainda mais superlativo quando comparado com o último ano do governo anterior. Em 2020, Ipatinga teve um saldo negativo de empregos de 3.946, ou seja, considerando as admissões e demissões, a perda de postos de trabalho foi de quase 4.000. No período de 2.010 a 2.019, a perda de empregos formais em Ipatinga chegou ao impressionante número de 9.584”, celebra o Executivo.
Ainda de acordo com o levantamento, o setor de serviços foi o que mais impactou positivamente na criação de empregos formais no período, representando um saldo de 6.015 admissões. Em segundo lugar, a indústria de transformação contribuiu com mais 2.008 postos de trabalho. O comércio também teve bom desempenho, com 1.217. Já a construção civil se mostrou estável, sem que o número de demissões superasse as contratações.
O Caged foi instituído pela Lei nº 4.923, em 23 de dezembro de 1965, como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT.
Investimentos em Ipatinga
A Prefeitura de Ipatinga avalia que o município também promoveu grandes oportunidades para investimentos empresariais, por conta da confiança e o clima de estabilidade política, oferecendo condições para que fossem abertas 21.788 empresas, sendo 5.507 como MEI (Microempreendedor Individual) e 16.281 por outros CNPJ’s (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Os dados são do Sebrae.
“Esse resultado só reforça que Ipatinga está no caminho certo, criando um ambiente seguro para quem quer investir, atraindo empresas do Brasil e do mundo e, consequentemente, gerando mais empregos e renda para a população”, comemorou o prefeito Gustavo Nunes.