Desde essa segunda-feira (16) até o próximo dia 20 de outubro, o projeto DiVera promove um circuito de narração de histórias em seis creches, cinco escolas e na Biblioteca Pública de Conceição do Mato Dentro. O objetivo da DiVera de Histórias é mobilizar a comunidade escolar durante esta semana para participar do evento central do projeto, previsto para 27 a 29 de outubro. A ação é promovida pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Instituto Periférico.
De acordo com a programação, duas companhias de narração de histórias, a Cia. Aventurina, de Conceição do Mato Dentro, e a Cia. Pé de Moleque, de Belo Horizonte, estarão à frente dos trabalhos. Enquanto a Cia. Pé de Moleque concentra suas atividades em creches e na Biblioteca, a Cia. Aventurina vai percorrer as escolas do município para fazer a narração.
Nesta quarta-feira (18), às 9 horas, a Cia. Pé de Moleque apresenta “Histórias de cantar, contar e brincar”, na Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa (rua Raul Soares 209), no Centro da cidade mineradora.
Estímulo à participação
A DiVera de Histórias inclui, além de eventos na sede do município, programação em três de seus distritos: Tabuleiro, Três Barras e Sapo. A expectativa é de que 1.300 estudantes e seus educadores participem da ação.
“A ação DiVera de Histórias nas creches e escolas promove a interlocução entre a cultura e a educação e estimula a participação das crianças e dos adolescentes, além das educadoras, nas atividades culturais da cidade, muito importante especialmente neste evento, que envolve a leitura e a literatura”, explica a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages.
Para a secretária municipal de Educação e Esportes, Juliana Rajão, a integração entre a Cultura e Educação contribuem para a melhoria da qualidade do Ensino Público: “É sempre com muita alegria que a Educação recebe esse convite especial para a participação no evento DiVera, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. A Educação e a Cultura são transformadoras e, juntas, suas funções se potencializam”.
O Projeto DiVera
O projeto DiVera – Festa da Palavra e da Cultura agrega em sua programação atividades de criação e ilustração, feitura de livros, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, espetáculos de teatro e dança, shows e rodas de samba. Esta edição presta homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, com o objetivo de “promover a literatura e as artes da palavra em diálogo com as demais formas de expressão cultural, oferecendo uma programação ampla e diversificada aos moradores e visitantes de Conceição do Mato Dentro”.
Entre os locais selecionados para receber eventos estão o Largo da Capela de Santana, a Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa e o recém-inaugurado Casarão Lages.
“A DiVera trabalha vários aspectos, entre eles a formação dos artistas e profissionais da cultura, especialmente os ligados à leitura, literatura e ao livro, com ações de criação e reflexão sobre os fazeres artísticos na cidade. Também visa promover a participação da população, desde a primeira infância até a terceira idade, na vida cultural conceicionense e valorizar os encontros em torno das artes, como uma festa da coletividade. O evento busca ainda reforçar a posição de Conceição do Mato Dentro como destino cultural e turístico”, resume a presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro.