O Brasil Ride Espinhaço 2023 é um dos maiores eventos de Montain Bike do Brasil. O evento irá acontecer nos dias 17 a 22 de abril. Grandes nomes do ciclismo nacional e internacional estão confirmados para a competição.
A capital mineira do ecoturismo, Conceição do Mato Dentro, está se preparando para o Brasil Ride 2023. Considerada uma das maiores competições de Montain Bike do Brasil, a prova faz parte do Calendário Mundial da UCI (União Ciclística Internacional) e irá acontecer nos dias 17 a 22 de abril, na Serra do Espinhaço.
O Brasil Ride 2023 terá a participação de diversos atletas nacionais, internacionais, profissionais e amadores irão percorrer 225 km de trilha a 6.900 metros de altitude acumulada. Entre os participantes confirmados estão o campeão mundial e bicampeão europeu de Montain Bike Maratona, Tiago Ferreira, o penta campeão nacional de Montain Bike Maratona, Tomas Visnovsky e os brasileiros Sherman Trezza e Lukas Kaufmann, campeões do Espinhaço 2021 que agora buscam o título na categoria solo. A atual campeã do Brasil Ride Bahia 2022, Marcella Toldi e as atletas Paula Gallan, Sabrina Gobbo e Tania Clair também marcarão presença na disputa.
A competição será dividida em etapas, as quais passarão pelo Parque Natural Municipal Salão de Pedras, Pico do Soldado, Parque Estadual da Serra do Intendente e Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Também irá acontecer, no dia 22 de abril, a Maratona CMD. A maratona é uma prova única realizada em um percurso de 50,6km a 1.760 metros de altimetria. Além disso, a categoria Tour, com 31,6 km de extensão foi criada com o objetivo de incentivar o ciclismo e atender os atletas que desejam um desafio menos intenso.
“Nossas duas experiências no passado foram incríveis em Conceição do Mato Dentro, é um destino que cada vez atrai mais as pessoas para competir e conhecer a região que tem um cenário natural espetacular e que torna essa experiência única. Uma abertura de temporada que tem tudo para atender as expectativas dos nossos atletas e que reserva outras boas novidades ao longo deste ano” – aponta o fundador da Brasil Ride, Mario Roma.