Água distribuída em Itabira não oferece risco à saúde, segundo parecer de órgão estadual

Publicado em

 

O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira divulgou nesta quinta-feira (16) uma nota técnica que atesta a água distribuída pela autarquia municipal a partir da Estação de Tratamento de Água da (ETA) da Pureza não oferece risco à saúde. O parecer elaborado pelo Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi feito depois do resultado de análises químicas para verificar a qualidade da água.

Conforme divulgado pelo Saae, um analista ambiental do órgão esteve na cidade na última terça-feira (14) e vistoriou o empreendimento apontado como o causador da contaminação do sistema de tratamento Pureza. O documento é assinado pelo analista ambiental Sérgio Luiz Sanglard Zanute.

Foram analisados os resultados preliminares das coletas feitas pelo Saaena água bruta e na água tratada, tanto na saída do tratamento quanto em pontos de distribuição monitorados no domingo (12), conforme divulgou o órgão.

O analista concluiu que os parâmetros químicos relacionados a derivados de petróleo estão em concentrações inferiores aos valores máximos permitidos pela Resolução Conama nº 357/2005. A resolução define a classificação dos corpos de água e da Portaria GM/MS nº 888/2021, que dispõe sobre a qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

“As investigações dos impactos do ocorrido no último fim de semana são levadas à sério pelo Saae. As análises foram realizadas por laboratório externo, homologado pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG), assegurando a confiabilidade dos resultados emitidos. Além disso, não deixamos de comunicar o fato às autoridades competentes, como o NEA, por exemplo. E ter o NEA reconhecendo e validando o que já havíamos informado, que a água distribuída à população abastecida pelo sistema Pureza não oferece riscos à saúde, confirma a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Saae”, afirmou a diretora-presidente do Saae de Itabira, Karina Rocha Lobo.

Contaminação da água gerou reclamações e fechamento de empresa

Desde o último fim de semana, moradores de Itabira vinham reclamando das características apresentadas pela água que chegava às residências. Diante dos relatos, o Saae investigou o problema e concluiu que a contaminação da água ocorreu por conta de um vazamento de óleo de uma empresa instalada no Distrito Industrial de Itabira. A empresa não apresentou alvará de funcionamento e nem o licenciamento ambiental.

O Saae informou que a empresa de manutenção mecânica Minax não possuía caixa de separação para coletar efluentes oleosos, tratar os resíduos e dar a destinação correta dessas substâncias. Durante a fiscalização ficou constatado que houve um intenso derramamento de óleo direto no solo deste endereço, extravasando para a rede pluvial e sendo direcionada para o córrego Candidópolis, que deságua no manancial da Pureza. A empresa foi multada e embargada pelo município na noite da segunda-feira (13).

O problema afetou cerca de 60% do abastecimento de água em Itabira, o que corresponde a cerca de 50 bairros da cidade abastecidos pela ETA Pureza. Durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira, na segunda-feira, a vereadora Rose Felix (MDB) colocou em dúvida se a água de Itabira está sendo realmente tratada.  O Saae, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que não recebeu nenhum questionamento oficial sobre o assunto.

Veja o aparecer emitido pela NEA/ Semad

Nota Tecnica 19 2023 NEA 15

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios