Tremores de terra assustaram moradores de alguns bairros do município gaúcho de Caxias do Sul, na madrugada desta segunda-feira (13). Nas redes sociais, alguns internautas contam que sentiram suas residências balançando, enquanto outros relatam ter ouvido um grande barulho.
Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira, a secretaria municipal do Meio Ambiente informou que os tremores foram registrados em, ao menos, quatro bairros. Segundo a pasta, a situação é consequência da acomodação de camadas rochosas subterrâneas e não oferece riscos adicionais à população.
De acordo com o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), foram registrados, nas primeiras horas do dia, três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias do Sul.
No último final de semana, partes do município voltaram a ser atingidas por chuvas torrenciais, causando mais deslizamentos de terra e danos na cidade, que teve o estado de calamidade pública decretado no último dia 2. As consequências das chuvas já mataram ao menos nove pessoas na cidade. Uma pessoa está desaparecida.
Um deslizamento de terra registrado esta madrugada voltou a romper uma adutora que já tinha sido atingida em 1º de maio e provisoriamente reparada. Consequentemente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre não está funcionando e o fornecimento de água para 52 bairros foi integral ou parcialmente interrompido.
Mais de 80 mil desabrigados com as chuvas
Em consequência dos temporais que castigam o estado desde a semana passada, o número de desabrigados no Rio Grande do Sul superou 80 mil pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (13). Mais de meio milhão de gaúchos estão desalojados, obrigados a deixarem as casas por questões de segurança.
Ainda de acordo com o boletim, 147 pessoas morreram e outras 127 estão desaparecidas. Os eventos climáticos impactaram mais de 2 milhões de pessoas no estado, direta ou indiretamente, atingindo 447 dos 497 municípios gaúchos. As informações são da Agência Brasil.